• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-09102015-154802
Document
Auteur
Nom complet
Acauam Silverio de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Wisnik, Jose Miguel Soares (Président)
Machado Neto, Carlos Gonçalves
Natali, Marcos Piason
Penna, João Camillo Barros de Oliveira
Sandroni, Carlos
Titre en portugais
O fim da canção? Racionais MC's como efeito colateral do sistema cancional brasileiro
Mots-clés en portugais
Canção popular
Modernização
MPB
Racionais MCs
Rap
Resumé en portugais
Em dezembro de 2004, Chico Buarque lançou a hipótese de que o rap talvez representasse o fim da canção tal como a conhecemos: ou seja, aquela tradição que se caracteriza por um princípio formal melódico-entoativo que realiza esteticamente certa dinâmica de encontros culturais presentes na sociedade brasileira, e que foi incorporada a um projeto de modernização a partir da Bossa Nova. O objetivo desse trabalho é adentrar esse debate compreendendo o sentido mais amplo de seus termos, delimitando mais precisamente qual é essa tradição, o que a tornou possível, e o que se esgotou em sua forma. A partir desse reconhecimento inicial, iremos nos debruçar sobre aquele modelo estético que emerge a partir desse esgotamento, acompanhando detidamente aquela que é uma de suas mais bem realizadas elaborações - a produção do grupo paulistano Racionais MCs, verdadeiro acontecimento que modifica as coordenadas nas quais a música popular brasileira se reconhece. Os raps criados pelo grupo instauram um novo paradigma na canção , ao se vincular a um projeto civilizatório que rompe com certa tradição cordial brasileira, construindo um novo ponto de vista a partir da periferia.
Titre en anglais
The end of song? Racionais Mc's as a side effect of the Brazilian music system
Mots-clés en anglais
Brazilian popular music
Modernization
MPB
Racionais MCs
Rap
Resumé en anglais
In December 2004, Chico Buarque hypothesized that rap music might represent the end of the song "as we know it": that is, the end of a tradition characterized by a melodic formal principle that aesthetically performs a series of cultural encounters present in the Brazilian society, and that was also incorporated into a modernization project with the advent of Bossa Nova. The aim of this work is to enter such debate with a deep understanding of its terms, defining more precisely what that tradition is, what made it possible, and what has since been exhausted in its form. Based on this initial recognition, we will look into the aesthetic model that emerges from this exhaustion, closely analyzing what is one of its best elaborations: the production of São Paulo rap music group Racionais MCs, an event that changed the coordinates in which Brazilian popular music is recognized. The rap music created by the group set up a new paradigm for the concept of song in Brazil, by linking itself to a civilizing project that breaks with the Brazilian tradition of cordiality, building a new point of view based on the urban periphery.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-10-09
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.