• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-25082009-151642
Document
Auteur
Nom complet
Luciene Marie Pavanelo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2008
Directeur
Jury
Oliveira, Paulo Fernando da Motta de (Président)
Sousa, Sérgio Paulo Guimarães de
Souza, Raquel dos Santos Madanêlo
Titre en portugais
Entre o coração e o estômago: o olhar distanciado de Camilo Castelo Branco
Mots-clés en portugais
Amor de perdição
Bertolt Brecht
Cabeça e estômago
Camilo Castelo Branco
Coração
O que fzem mulheres
Resumé en portugais
O objetivo deste trabalho é questionar a imagem cristalizada da ficção de Camilo Castelo Branco, usualmente polarizada em passional-satírico, lágrima-riso, sério-cômico, ou, em termos camilianos, coração-estômago, procurando mostrar que romances de classificações distintas podem ter mais semelhanças do que aparentam. Para isso, analisaremos a mais famosa obra de Camilo e principal representante da chamada tendência passional, Amor de Perdição, e um dos mais importantes exemplares da tendência satírica, Coração, Cabeça e Estômago, além de uma obra menos conhecida e de definição controversa, O Que Fazem Mulheres, ressaltando neles a mistura do sério e do cômico. Assim, buscaremos enfocar no que acreditamos ser uma característica comum nos três romances: o diálogo crítico de Camilo com os discursos ideológico-culturais e literários de seu tempo, construído através da paródia e do comentário metaliterário. Dessa forma, tencionamos propor uma reflexão sobre a estética camiliana, cujos recursos literários que produzem a quebra da tensão dramática podem ser aproximados do efeito de distanciamento utilizado por Bertolt Brecht em seu teatro épico. Finalmente, é nosso intuito discutir que, devido ao seu olhar distanciado, Camilo pode ser associado à tradição da sátira menipéia, cujos meios e fins são distintos da sátira de cunho moral.
Titre en anglais
Between the heart and the stomach: the Camilo Castelo Brancos distanced gaze
Mots-clés en anglais
Amor de perdição
Bertolt Brecht
Cabeça e estômago
Camilo Castelo Branco
Coração
O que fazem Mulheres
Resumé en anglais
The objective of this work is to question the crystallized image of Camilo Castelo Brancos fiction, usually polarized in passionate-satirical, tear-laughter, serious-comic, or, in camilian terms, heart-stomach, trying to show that novels of distinct classifications may have more similarities than they look like. In order to show it, we will analyze the Camilos most famous work and main representative of the so-called passionate tendency, Amor de Perdição, and one of the most important exemplars of the satirical tendency, Coração, Cabeça e Estômago, and also a less known work, of controversial definition, O Que Fazem Mulheres, giving prominence to the mixture of the serious and the comic at them. Thus, we will attempt to focus in what we believe that is a common characteristic in the three novels: Camilos critical dialogue with the ideological-cultural and literary discourses of his time, constructed through parody and metaliterary comment. Therefore, we intend to propose a reflection about the camilian aesthetics, which literary resources that produce the break of dramatic tension may be approximated to the estrangement effect used by Bertolt Brecht in his epic theater. Finally, it is our aim to discuss that, due to his distanced gaze, Camilo may be associated to the tradition of menippean satire, which means and ends are distinct of the moral type satire.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-08-25
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • PAVANELO, Luciene Marie. O olhar camiliano sobre o contexto literário oitocentista : metalinguagem e paródia em O Que Fazem Mulheres. Revista Desassossego [online], 2009, vol. 1, n. 1, p. 1-12. [acesso 2011-11-06]. Disponível em : <http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/desassossego/edicao/01/artigos.php>
  • PAVANELO, Luciene Marie. O olhar distanciado de Camilo e a quebra da catarse. Remate de Males [online], 2008, vol. 28, n. 2, p. 267-277. [acesso 2011-11-06]. Disponível em : <http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate/article/viewFile/856/623>
  • PAVANELO, Luciene Marie. A sátira camiliana e o contexto cultural oitocentista parodiado. In Anais do XI Encontro Regional da ABRALIC - Literatura, Artes, Saberes [online], 11, São Paulo, 2007. São Paulo : ABRALIC, 2007. ISBN 9788598402. [acesso 2011-11-06]. Disponível em : <http://www.abralic.org.br/htm/congressos/anais-eventos.htm>
  • PAVANELO, Luciene Marie. Camilo Castelo Branco: iluminado e romântico?. In Atas do 3º Colóquio do PPRLB - Relações Luso-Brasileiras: entre iluminados e românticos [online], 3, Rio de Janeiro, 2006. Rio de Janeiro : Real Gabinete Português de Leitura, 2006. ISBN 18092748. [acesso 2011-11-06]. Disponível em : <http://www.realgabinete.com.br/geadmedia/mediapackages/giadrgpl_rgpl/documentsmain/201110181154952dde_lucienemariepavaoriginal.pdf>
  • PAVANELO, Luciene Marie. O diálogo crítico de Camilo Castelo Branco com o ultrarromantismo. In Anais - XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa: no limite dos sentidos [CD-ROM], 20, Niterói, 2005. Rio de Janeiro : Léo Christiano Editorial Ltda., 2005. ISBN 8585020644.
  • PAVANELO, Luciene Marie. Relações luso-brasileiras em Camilo Castelo Branco: mais do que lágrimas ou risos. In Atas do 4º Colóquio do PPRLB - Relações Luso-Brasileiras: D. João VI e o Oitocentismo [online], 4, Rio de Janeiro, 2008. Rio de Janeiro : Real Gabinete Português de Leitura, 2008. ISBN 18092748. [acesso 2011-11-06]. Disponível em : <http://www.realgabinete.com.br/geadmedia/mediapackages/giadrgpl_rgpl/documentsmain/201109131310498d16_lucienemariepavaoriginal.pdf>
  • PAVANELO, Luciene Marie. Camilo e a paródia do ultrarromantismo: o (anti-)herói romântico. In MUNIZ, Márcio, e SEIDEL, Roberto. Novos nortes para a literatura portuguesa. Organizador. 1 ed.. Feira de Santana : UEFS, 2007. cap. 29. p. 293-299.
  • PAVANELO, Luciene Marie. O narrador camiliano e o seu olhar distanciado entre o coração e o estômago. In ALVES, Carla Carvalho, et al. Repensando a literatura portuguesa oitocentista : ensaios críticos. Organizador. 1 ed.. São Paulo : Biblioteca 24X7, 2010. cap. 3. p. 67-92.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.