• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.81.2018.tde-10072018-134104
Documento
Autor
Nombre completo
Fernanda Cavaliere Ribeiro Sodré
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Mattos, Cristiano Rodrigues de (Presidente)
Amaral, Edenia Maria Ribeiro do
Camillo, Juliano
Gurgel, Ivã
Silva, Fabio Augusto Rodrigues e
Título en portugués
Uma proposta de levantamento de perfil conceitual complexo de tempo
Palabras clave en portugués
Formação de professores de física
Perfil conceitual complex
Professores de Física em pré-serviço
Tempo
Teoria da Atividade Sócio Cultural Histórica
Resumen en portugués
Em perspectiva Vigotskiana, conceitos são sistemas de relações e generalizações contidos nas palavras, oriundos da práxis humana e que são internalizados pelos indivíduos ao longo de seu processo de desenvolvimento. Trata-se, portanto, de elaborações associadas a processos vivenciais dinâmicos e, portanto, para nós, não devem ser descritos como lista de atributos, dotados de propriedades suficientes, capazes de existirem de uma maneira isolada, imutável. Contudo, nos cursos de Física do ensino médio e mesmo na Licenciatura, trabalha-se com conteúdos nos quais o conceito de tempo é considerado, em geral, como parâmetro matemático, abstrato, o que nos leva a pensar que as concepções junto ao perfil conceitual complexo de professores de Física em formação provavelmente estarão bastante marcadas por noções numéricas, em detrimento do reconhecimento de diferentes sentidos deste conceito e seus domínios de validade, e também de elementos históricos relacionados às suas gêneses. Para investigarmos esta hipótese no processo de formação de professores, foram realizadas entrevistas com professores em pré-serviço em diferentes amostras do curso de Licenciatura. Realizamos também um levantamento, não exaustivo, dos sentidos do tempo relacionados à história da ciência e que se fazem presentes nos conteúdos curriculares dos cursos de formação de professores de Física. Com este estudo, apresentamos uma possível contribuição da teoria da atividade sócio-cultural-histórica para revelar parte da complexidade do conceito de tempo, fundamental para as teorias da física e seu ensino. Também foi feito um estudo do currículo da Licenciatura para investigar as condições nas quais estes sentidos levantados se fazem presentes e em que tipo de atividade e com qual objetivo estes sentidos são explorados. Para a análise das entrevistas foi criado um instrumento a partir das dimensões do modelo de perfil conceitual complexo e das escalas genéticas de Vigotski. Por meio deste instrumento, pudemos identificar importantes aspectos e transformações relativas às concepções de tempo de professores em formação ao longo do curso de Licenciatura.
Título en inglés
UMA PROPOSTA DE LEVANTAMENTO DE PERFIL CONCEITUAL COMPLEXO DE TEMPO
Palabras clave en inglés
Complex Conceptual Profile
Cultural Historical Activity Theory
Physics Teacher Education
Preservice Physics Teacher
Time
Resumen en inglés
In a Vygotskyan perspective, concepts are conceptual relations systems contained within words that emerge in a generalization process, originated from human praxis. Subjects throughout their development process internalize concepts. Therefore, concepts are elaborations associated with the subjects' dynamic experiential processes and should not be described as an unchangeable, isolated list of attributes. Nevertheless, whether at high school or university level, the concept of time is considered only as an abstract mathematical parameter during Physics teaching. This practice indicates that both in-service and pre-service Physics teachers are marked with simple numerical and mathematical concept of time. In order to investigate the development of this mark in the teacher training process, interviews were conducted with pre-service teachers in different samples of undergraduate Physics teachers' courses. We made a non-exhaustive review of the meanings of time in the History of Science, which are present in the curricular contents of undergraduate Physics teachers' courses. With this study, we present a possible contribution of the Cultural Historical Activity Theory to reveal part of the complexity of the concept of time. A study of the undergraduate Physics teachers' courses was made to investigate the conditions under these meanings are present and about what kind of activity they are explored. For the analysis of the interviews, we built an instrument based on both Vygotsky's genetic scales and the dimensions of the complex conceptual profile model. Through this instrument, we were able to identify the meanings in order to investigate characters and values assigned through the concept of time by pre-service Physics teachers, throughout their university degree.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-07-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.