• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.81.2016.tde-09122016-145500
Documento
Autor
Nombre completo
Fabio Luiz de Souza
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro (Presidente)
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Queiroz, Salete Linhares
Título en portugués
Interações verbais e cognitivas: uma análise de aulas contextualizadas de química
Palabras clave en portugués
Analise do discurso
Contextualização
Interações verbais e cognitivas
Química - Estudo e ensino
Resumen en portugués
A contextualização dos conhecimentos científicos e a necessidade da participação ativa dos estudantes na construção coletiva dos discursos em sala de aula são dois importantes referenciais teóricos e metodológicos assumidos de forma quase consensual por professores de Ciências e pesquisadores da área, além de encontrar forte respaldo nas propostas oficiais do Ministério da Educação. Acredita-se que a contextualização leve os estudantes a uma maior participação durante as aulas e, assim, à aprendizagem dos conteúdos científicos. Sendo assim, buscou-se nesta investigação conhecer a natureza e a dinâmica das interações discursivas construídas por professor e alunos em aulas de Química em que o conhecimento científico é contextualizado. Partiu-se da hipótese de que a inserção de conteúdos ligados ao cotidiano dos estudantes ou que envolvam as relações CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente) pode não promover interações discursivas que evidenciem um alto grau de envolvimento cognitivo por parte dos estudantes. Foram gravadas, transcritas e analisadas três aulas de duas professoras de escolas públicas diferentes, situadas próximo ao município de São Paulo. Essas aulas foram analisadas por apresentarem alguma forma de contextualização. As interações discursivas foram categorizadas nas dimensões verbal e cognitiva, ou seja, cada fala das professoras ou dos alunos foi enquadrada em uma categoria da dimensão verbal e em uma categoria da dimensão cognitiva. A análise dos resultados mostrou um acréscimo das interações cognitivas mais elaboradas (Interações Cognitivas de Ordem Alta), principalmente no discurso das professoras, quando a aula era contextualizada. Apesar disso, as falas dos alunos se mantiveram curtas e pouco elaboradas, mostrando pouca relação com a qualidade das interações cognitivas apresentadas pelas professoras e com a contextualização dos conteúdos. A freqüência da participação dos alunos também não foi afetada pela contextualização, permanecendo elevada e constante.
Título en inglés
Verbal and cognitive interactions: an analysis of contextualised classes of chemistry
Palabras clave en inglés
Chemistry - Study and Teaching
Contextualization
Discourse Analysis
Verbal and Cognitive Interactions
Resumen en inglés
The context based learning and the students' active participation in the classroom collective discourse construction are two important theoretical references consensually admitted by science teachers and educational researchers and is also endorsed by educational policy of Brazilian Ministry of Education. It´s assumed that context based learning enhances the active students participation and improves scientific contents learning. This research aims to understand the nature and dynamic of discursive interaction which take place between teacher and students in a context based chemistry classroom. The hypothesis was that the insertion of contents connected to the students daily life or that involve STSE (Science-Technology-Society-Environment) not necessarily promote discursive interactions that evidence a high student cognitive involvement. Three classes of two different public schools chemistry teachers were recorded, transcribed and analyzed. These classes were chosen because they presented some kind of context-based situation. The discursive interactions were categorized in verbal and cognitive dimensions. Each teacher's or students talks was classified in a verbal dimension category and in a cognitive dimension category. The analysis of the result showed an increase of the more elaborate cognitive interactions (Higher Order Cognitive Skills) when the class content was context based, mainly in the teachers discourse. Despite that, the students' talk remained short and less elaborated, showing little relation with the quality of cognitive interactions presented by teachers and with the context-based nature of the content. The frequency of the students' participation also wasn't affected by the context-based subject, it was high and constant.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fabio_Luiz_de_Souza.pdf (490.75 Kbytes)
Fecha de Publicación
2016-12-09
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.