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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.84.2014.tde-14102015-102433
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Vítor Gadelha Mendes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Silva, Dilma de Melo (Presidente)
Munanga, Kabengele
Silva, Marcia Regina de Lima
Título em português
A agenda política dos movimentos afro-latinos: Brasil e Colômbia de 2001 a 2011
Palavras-chave em português
Ações afirmativas
Afrodescendência
América Afro-latina
Movimento negro
Movimentos étnicos
Negritude
Resumo em português
O trabalho em questão aborda a agenda dos movimentos sociais pautados pela afrodescendência e negritude em Brasil e Colômbia. Estes países têm em comum as duas maiores populações de afro-latinos da América de Sul. Diante de um quadro de racismo estrutural em ambos os casos, movimentos sociais de reivindicação identitária se formaram em suas respectivas realidades para se contrapor aos discursos pautados na mestiçagem como formadora de uma nação homogênea supostamente sem racismo. A III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, promovida pela Organização das Nações Unidas, na cidade de Durban, em 2001, é aqui considerada como um marco para entender as ações afirmativas reivindicadas por estes movimentos no decênio 2001-2011. O objetivo desta investigação é compreender em que medida as conquistas destes movimentos afro-latinos foram influenciadas pelas deliberações da Conferencia de Durban. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, constata-se, no caso brasileiro, que o apoio transnacional de Durban às demandas do movimento negro se configurou numa disseminação de políticas de ações afirmativas cujo epicentro dos debates se concentrou nas políticas de cotas nas universidades. No caso colombiano observou-se que as demandas transnacionais se juntaram ao acúmulo de forças sociais cuja demanda por dados censitários sobre a população afro-colombiana, procurava dar uma visibilidade estatística até então inexistente em relação a este contingente. O movimento afro-colombiano, diante da negligência do Estado em assegurar a execução da legislação sobre comunidades negras, tem vislumbrado no espaço transnacional um instrumento de pressão a mais nas suas reivindicações frente ao Governo Colombiano, se juntando a movimentos de outros países da América Latina que têm construído no espaço transnacional uma via de integração e mútuo fortalecimento de suas agendas.
Título em inglês
The Political Agenda of Afro-latino Movements: Brazil and Colombia from 2001 to 2011
Palavras-chave em inglês
Affirmative action
Afro-latin America
Afrodescendence
Black movement
Ethnic movements
Negritude
Resumo em inglês
The present work approaches the agenda of the social movements guided by the afrodescendence and negritude in Brazil and Colombia. These countries have in common the two largest populations of afro-latinos in South America. Facing a framework of structural racism in both cases, social movements of identity rights have been created in its own realities in order to oppose to speeches based in miscegenation as the creator of an homogeneous nation supposedly without racism. The III World Conference against Racism, Racial Discrimination, Xenophobia and Related Intolerance promoted by the United Nations, in the city of Durban, in 2011, is considered here as a mark to understanding the affirmative actions claimed by those movements in the deccenary 2001-2011. The objective of this investigation is to understand in what dimension the conquer of these afro-Latino movements were influenced by the resolutions of the Durban Conference. Through bibliographic and documental research, it is noticed that, in the Brazilian case, the transnational support from Durban to the demands of the black movement has constructed a dissemination of policies of affirmative actions whose epicenter of the debates has focused on the quote policies in universities. In the Colombian case was noticed that the transnational demands joined the accumulation of social forces whose claims for census data on the afro-Colombian population, that seeked to provide a statistic visibility yet nonexistent regarding this contingent. The afro-Colombian movement, towards the State's negligence in reassuring the execution of the legislation on black communities, has glimpsed in the transnational area an extra pressure instrument in its claims towards the Colombian Government, joining the movements of other countries in Latin America which have built on the transnational area a channel of integration and mutual strengthening of its agendas.
 
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Data de Publicação
2022-03-11
 
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