• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.10.2007.tde-26062007-130818
Document
Auteur
Nom complet
Robson Fortes Giglio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Ferrigno, Cássio Ricardo Auada (Président)
Bombonato, Pedro Primo
Machado, Nilson José
Ortolani, Enrico Lippi
Piconez, Stela Conceição Bertholo
Titre en portugais
Desafios da educação via web no ensino de clínica cirúrgica de pequenos animais: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso complementar ao presencial
Mots-clés en portugais
Cirurgia
Educação a distância
Internet
Medicina veterinária
Resumé en portugais
Quando o tema é educação, frequentemente colocam-se empecilhos e justificativas para manutenção do formato tradicional, e, quando mudanças ocorrem, estas se fazem freqüentemente em equipamentos e não em procedimentos e atitude. Devemos incorporar um novo paradigma de ensino, no qual o professor passa de transmissor de informações para facilitador do aprendizado, o aluno de absorvedor passivo de informações para responsável pelo aprendizado e o processo de aprendizado de coletivo e periódico para individualizado e permanente. Com o objetivo de incorporar este paradigma, utilizando estratégias de educação a distância via Web, desenvolvemos uma disciplina on-line de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, complementar à presencial. Esta disciplina foi desenvolvida por dois anos, utilizando dois diferentes ambientes virtuais de aprendizagem: no primeiro experimento foi utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Col 3.1, utilizando a estratégia da aprendizagem por meio de material, comunicação pessoal, com a ajuda de meios audiovisuais; e no segundo utilizamos o TecnoEduModdle, com ênfase na participação e discussão, principalmente por meio de casos clínicos. Em ambos, a efetividade da disciplina e o ganho de conhecimento dos alunos foram avaliados por meio de um questionário, utilizando uma escala de um a cinco (Likert). A disciplina on-line obteve altos índices de funcionalidade, aceitação e efetividade. Em ambos experimentos, os estudantes que participaram da disciplina virtual obtiveram médias maiores em todas avaliações da disciplina presencial, no entanto somente obteve valores com diferença estatisticamente significante, na avaliação prática (P<0,01) e na média final (P<0,05) do primeiro experimento. O segundo experimento demonstrou ser mais efetivo e apreciado pelos alunos. Este estudo indica que o ensino com auxílio da Web pode ser realizado com êxito e incorporado ao currículo médico veterinário, adequando este as tendências da educação contemporânea.
Titre en anglais
Challenges in teaching small animal surgery by web: development, implementation and evaluation of an complementary course
Mots-clés en anglais
Internet
Surgery
Veterinary medicine
Web-learning
Resumé en anglais
When changes in the educational methodology are the main subject, obstacles and justifications are raised in order to maintain the traditional way. And when changes take place they lay mainly on equipments but not on the procedures and attitude of the educator. A new paradigm must be incorporated, which the professor must change his/hers posture from information transmitter to learn facilitator, the student from passive to active learn responsible agent, and the learning process from general and periodical to an individual and continuous fashion. In this context, we proposed Small Animal Surgery for veterinary medicine undergraduate students in order to assess if the changes in the traditional educational system have a positive impact to the usage of Web-based course complementary and simultaneous to the regular discipline of on learning process of the students in this discipline. The Web-based course was applied for two consecutive years. In the first year, we used the Learning Management System Col 3.1, with required readings, pictures, videos, and group work to solve proposed questions. In the second year, we used the TecnoEduModdle, with emphasis on participation and discussion, mainly using clinical cases to introduce each topic. To support our study, we evaluated the discipline effectiveness and acquired knowledge by the students using a five points scale (Likert scale) questionnaire, also by the comparison of the regular discipline grades between the group of students who took and the ones who did not take the Web-based course. The students who attended the on-line discipline had higher grades then the ones who did not in all exams in both years. However, the grades from the two groups were statistically differences only in the practicum exam and final grade (p<0, 01 and p<0, 05 respectively) of the first year. The questionnaire results demonstrated high levels of discipline functionality, acceptance and effectiveness of the on-line course, although, the second experiment was considered more effective and appreciated by the students. This research indicated that Web-learning could be performed with success, using appropriate strategies, and be incorporated into the veterinary curriculum, adjusting this to the trends of the contemporary education.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Robson_Fortes_Giglio.pdf (971.73 Kbytes)
Date de Publication
2007-06-28
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.