• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2010.tde-04022011-164223
Documento
Autor
Nombre completo
Juliana Parreira Vasconcellos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Balian, Simone de Carvalho (Presidente)
Merusse, José Luiz Bernardino
Prist, Ricardo
Título en portugués
Determinantes do consumo de pescado na população que freqüenta feiras livres do município de Santo André, SP
Palabras clave en portugués
Consumo
Feira livre
Omêga-3
Peixe
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi identificar os determinantes de consumo de peixe na população que freqüenta feiras livres do município de Santo André, SP. Foram entrevistadas 482 pessoas em 49 feiras-livres. Aplicou-se um questionário constituído de questões abertas, semi abertas e fechadas destinadas a identificação e avaliação das características sócio-econômicas, fatores que facilitam e dificultam o consumo de peixe e os aspectos considerados para avaliar o frescor do produto. Foi realizada análise descritiva dos dados e posteriormente foram aplicados testes para verificar associação e linearidade entre as variáveis com o consumo, com nível de significância de 5%. Os fatores que facilitam o consumo de peixe foram: renda, escolaridade completa, forma de apresentação do produto, aquisição em feiras livres, sabor, aparência, firmeza da carne e presença de crianças na família. Já os fatores que limitam o consumo foram: preço e espinhos. A perecibilidade, odor, etnia, proximidade dos pontos de venda da residência e do trabalho, sexo, idade, número de pessoas no lar e aquisição em supermercado não foram características que influenciaram a decisão de compra e consumo de peixe. Os aspectos considerados para avaliar o frescor do peixe foram predominantemente visuais.
Título en inglés
Determinants of fish choosing in street markets from Santo André, SP
Palabras clave en inglés
Consumption
Fish
Omega -3
Street Markets
Resumen en inglés
The objective of this study was to identify the determinants of fish consumption in the population that frequents the street markets of the Santo André municipality, State of São Paulo, by interviewing a total of 482 persons in 49 markets. A questionnaire constituted of open, semi-open and closed questions was applied in order to identify and evaluate the socio-economic characteristics of the population, factors that make easy or difficult the fish consumption, and the aspects considered for the evaluation of the freshness of the products. Descriptive analysis of the data was carried out and subsequently statistical tests were applied to check the existence of association and linearity between the variables and the consumption, using a level of significance of 5 %. The factors that make easy the consumption of fish were: income, complete schooling, and presentation of the product, acquisition in free markets, taste, appearance, firmness of the flesh, and the presence of children in the families. On the other side, the factors that limit the consumption were the price and the fish thorns. The fact of being easily perishable, odor, ethnic, proximity of the points of sale from the residence and of the work, sex, age, number of persons in the home, and acquisition in supermarkets were not characteristics influencing the decision of purchase and consumption of fish. The aspects considered to evaluate the freshness of the fish were predominantly visual.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2011-02-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.