• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2003.tde-19022008-170605
Documento
Autor
Nombre completo
Miguel Bernardino dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2003
Director
Tribunal
Pinheiro, Sonia Regina (Presidente)
Balian, Simone de Carvalho
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Título en portugués
Toxocaríase: avaliação do processo ensino-aprendizagem de recursos pedagógicos aplicados a crianças do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Crianças
Educação em saúde
Ensino fundamental
Saúde pública
Resumen en portugués
Um programa educativo, abordando 10 pontos cognitivos críticos relativos a epidemiologia da toxocaríase foi aplicado em 385 alunos de escola pública estadual na cidade de São Paulo - SP, Brasil. Os cinco recursos pedagógicos elaborados foram: Contador de Histórias, Teatro de Fantoches, História em Quadrinhos com Personagens Conhecidos e Desconhecidos, e Teatro. Tais recursos contaram com a sugestão e colaboração dos professores da referida escola. As avaliações da aprendizagem cognitiva e comportamental imediata foram realizadas por meio de entrevistas e observações comportamentais das crianças mediante situações específicas. Observou-se que 72% das crianças são residentes na Comunidade São Remo, local em que há presença de Toxocara canis e que a população desta comunidade apresenta baixo nível sócio-econômico e vive em condições precárias. Após tratamento estatístico de métodos paramétricos e não paramétricos, não foram estabelecidas relações entre o fato da criança possuir animais e responder adequadamente às questões (p = 0,61) ou adotar comportamento adequado frente à situação problema (p = 0,586). Foram observadas mudanças significativas no perfil estatístico em relação as respostas das avaliações fornecidas pelas crianças submetidas ao teatro e ao teatro de fantoches (p ≤ 0,001). As histórias em quadrinhos obtiveram melhores resultados nas crianças de séries mais adiantadas, mesmo assim em padrões abaixo dos que usavam a linguagem oral (teatro, teatro de fantoches e contador de histórias), fato este explicado por uma não familiarização com o recurso aplicado ou pela falta de conhecimentos básicos existentes nas crianças das séries iniciais.
Título en inglés
Toxocariasis: evaluation on teaching and learning process over pedagogical resources concerning children in elementary school
Palabras clave en inglés
Children
Elementary school
Health education
Public health
Resumen en inglés
An educational program, concerning 10 critical cognitive points related to the epidemiology of toxocariasis, was applied on 385 children enrolled at an elementary public school named 'Escola Estadual "Profª Clorinda Danti"' in São Paulo city, in Brazil. The five educational resources elaborated were Storyteller, Puppet Show, Comics with supposed Known Characters and Unknown Characters and Theater. After having chosen the resources, the public school teachers had also collaborated with the pedagogical procedures. The cognitive and behavioral immediate learning were conducted by interviews and children behavioral observation on specific situations. It was noticed that 72% of these children live in São Remo Community, a slum area where Toxocara canis is present, the people have very unsound social and economical situations, and their living conditions are very poor. After applying parametric and nonparametric studies, there were no established relations among the fact of children having a dog and answering correctly to the evaluation questions during the interviews (p = 0,61) or having the adequate behavior facing the problem situation (p = 0,586). Statistical significance was found between the two evaluations concerning children who were submitted to Theater and Puppet Show (p = 0,001).The scores on Comics were higher among children who studied in high level groups, but even in this situation Comics scores were below the resources in which oral communication is used (Storyteller, Puppet Show and Theater). This fact could be explained by the unfamiliarity with the comics or absence of basic reading language knowledgment, or skills in children studying in elementary level groups.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2008-03-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.