• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.10.2003.tde-19022008-170605
Document
Auteur
Nom complet
Miguel Bernardino dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2003
Directeur
Jury
Pinheiro, Sonia Regina (Président)
Balian, Simone de Carvalho
Pelicioni, Maria Cecília Focesi
Titre en portugais
Toxocaríase: avaliação do processo ensino-aprendizagem de recursos pedagógicos aplicados a crianças do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Crianças
Educação em saúde
Ensino fundamental
Saúde pública
Resumé en portugais
Um programa educativo, abordando 10 pontos cognitivos críticos relativos a epidemiologia da toxocaríase foi aplicado em 385 alunos de escola pública estadual na cidade de São Paulo - SP, Brasil. Os cinco recursos pedagógicos elaborados foram: Contador de Histórias, Teatro de Fantoches, História em Quadrinhos com Personagens Conhecidos e Desconhecidos, e Teatro. Tais recursos contaram com a sugestão e colaboração dos professores da referida escola. As avaliações da aprendizagem cognitiva e comportamental imediata foram realizadas por meio de entrevistas e observações comportamentais das crianças mediante situações específicas. Observou-se que 72% das crianças são residentes na Comunidade São Remo, local em que há presença de Toxocara canis e que a população desta comunidade apresenta baixo nível sócio-econômico e vive em condições precárias. Após tratamento estatístico de métodos paramétricos e não paramétricos, não foram estabelecidas relações entre o fato da criança possuir animais e responder adequadamente às questões (p = 0,61) ou adotar comportamento adequado frente à situação problema (p = 0,586). Foram observadas mudanças significativas no perfil estatístico em relação as respostas das avaliações fornecidas pelas crianças submetidas ao teatro e ao teatro de fantoches (p ≤ 0,001). As histórias em quadrinhos obtiveram melhores resultados nas crianças de séries mais adiantadas, mesmo assim em padrões abaixo dos que usavam a linguagem oral (teatro, teatro de fantoches e contador de histórias), fato este explicado por uma não familiarização com o recurso aplicado ou pela falta de conhecimentos básicos existentes nas crianças das séries iniciais.
Titre en anglais
Toxocariasis: evaluation on teaching and learning process over pedagogical resources concerning children in elementary school
Mots-clés en anglais
Children
Elementary school
Health education
Public health
Resumé en anglais
An educational program, concerning 10 critical cognitive points related to the epidemiology of toxocariasis, was applied on 385 children enrolled at an elementary public school named 'Escola Estadual "Profª Clorinda Danti"' in São Paulo city, in Brazil. The five educational resources elaborated were Storyteller, Puppet Show, Comics with supposed Known Characters and Unknown Characters and Theater. After having chosen the resources, the public school teachers had also collaborated with the pedagogical procedures. The cognitive and behavioral immediate learning were conducted by interviews and children behavioral observation on specific situations. It was noticed that 72% of these children live in São Remo Community, a slum area where Toxocara canis is present, the people have very unsound social and economical situations, and their living conditions are very poor. After applying parametric and nonparametric studies, there were no established relations among the fact of children having a dog and answering correctly to the evaluation questions during the interviews (p = 0,61) or having the adequate behavior facing the problem situation (p = 0,586). Statistical significance was found between the two evaluations concerning children who were submitted to Theater and Puppet Show (p = 0,001).The scores on Comics were higher among children who studied in high level groups, but even in this situation Comics scores were below the resources in which oral communication is used (Storyteller, Puppet Show and Theater). This fact could be explained by the unfamiliarity with the comics or absence of basic reading language knowledgment, or skills in children studying in elementary level groups.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-03-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.