• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.10.2018.tde-10042018-122637
Document
Auteur
Nom complet
Danilo Maciel Duarte
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Corrêa, Rodrigo Romero (Président)
Moraes, Angélica Trazzi Bento de
Rodrigues, Denise de Fátima
Titre en portugais
Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem
Mots-clés en portugais
Alunos
Caracterização
Ensino
Graduação
Medicina veterinária
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos alunos do quarto e quinto anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização do método Delphi, 105 alunos expressaram seus sentimentos frente à 42 afirmativas geradas por especialistas abordando os temas em questão. O presente estudo revelou que os discentes necessitam de inclusão tecnológica no ensino, porém aproximadamente 90,4% acreditam que o uso de animais em aula é importante para a formação do Médico Veterinário. As expectativas futuras de trabalho e salariais aparecem como principal causa de estresse e frustração, fatores que interferem negativamente no aprendizado. Os professores aparecem como o grande exemplo a ser seguido e que o professor é ferramenta primordial no processo ensino-aprendizagem. Conclui-se com o presente trabalho que os alunos de graduação preferem aulas que utilizam tecnologia em sua aplicação, pois esta é a ferramenta mais natural para a atual geração. O uso de simuladores é bem aceito pelos alunos, porém não há aceitação em deixar de utilizar animais vivos nas atividades de ensino. As características de irritação, cansaço e desinteresse podem estar diretamente relacionadas à distância entre a forma de ensino adotada pelos docentes e a forma de aprendizado natural dos atuais alunos. Expectativas salariais ruins e a frustração frente ao mercado de trabalho de grande concorrência geram ansiedade e medo nos alunos que se aproximam da conclusão do curso. Os professores ainda são os maiores exemplos para os alunos, que se espelham em suas atitudes, conceitos éticos, respeito e demonstrações emocionais nas atividades didáticas.
Titre en anglais
Characterization of students in Veterinary Medicine regarding social, economic, beliefs and traumas factors, and their relationship with the teaching and learning process
Mots-clés en anglais
Characterization
Graduation
Students
Teaching
Veterinary medicine
Resumé en anglais
The present work had the objective of characterizing the fourth and fifth year students of the Veterinary Medicine course at the University of São Paulo regarding social, economic, beliefs and traumas factors and their relationship with the teaching and learning process. Using the Delphi method, 105 students expressed their feelings about the 42 statements generated by specialists addressing the issues in question. The present study revealed that students need technological inclusion in teaching, but approximately 90.4% believe that the use of animals in class is important for the training of the Veterinarian. Future expectations of work and salary appear as the main cause of stress and frustration, factors that interfere negatively in the learning. Teachers appear as the great example to be followed and that the teacher is a primordial tool in the teaching-learning process. It is concluded with the present work that undergraduate students prefer classes that use technology in their application, as this is the most natural tool for the current generation. The use of simulators is well accepted by students, but there is no acceptance to stop using live animals in teaching activities. The characteristics of irritation, fatigue and lack of interest may be directly related to the distance between the form of teaching adopted by the teachers and the natural way of learning of the current students. Bad salary expectations and frustration at the highly competitive job market create anxiety and fear among students approaching completion of the course. Teachers are still the greatest examples for students, who mirror their attitudes, ethical concepts, respect, and emotional demonstrations in didactic activities.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-07-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.