• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-04102023-093937
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Neves Lopes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Araujo, Renata Mendes de (Presidente)
Alves, Carina Frota
Kleiman, Fernando
Título em português
PYP4Training- Ludificando o Treinamento de Processos de Negócio
Palavras-chave em português
PYP4Training
Play Your Process
Gestão de processos de negócio
Jogos digitais baseados em processos de negócio
Jogos sérios digitais
Treinamento de processos de negócio
Resumo em português
As organizações que aplicam a Gestão de Processos de Negócio precisam continuamente treinar seus profissionais para institucionalizar novos processos de trabalho. Devido ao seu caráter motivacional, jogos têm sido vistos como alternativas para apoiar o treinamento de processos nas organizações. Pesquisas anteriores defendem que os jogos sérios podem fazer com que os atores envolvidos em um processo de negócio compreendam com êxito o funcionamento e as características desses processos quando apresentados como jogos digitais baseados em processos de negócio (JDBPN) - jogos capazes de apresentar os processos de negócio de forma lúdica e engajante, permitindo aos jogadores entender e aprender sobre como os processos funcionam, assim como desenvolver consciência sobre seus objetivos. A presente pesquisa tem como objetivo conceber um método para construir JDBPN especificamente para o treinamento de processos em organizações - o Play Your Process4Tranining (PYP4Training}). Baseando-se na Design Science Research, a construção do PYP4Tranining aconteceu em dois ciclos. O primeiro ciclo explora o potencial do Play Your Process (PYP), método original para o desenvolvimento de JDBPN, na construção de um jogo no contexto de treinamento de processos de mediação de conflitos no setor judiciário. Os resultados apontaram questões relevantes para adaptação do PYP quando aplicado especificamente para o desenvolvimento de jogos para treinamento de processos. No segundo ciclo, o objetivo foi construir e validar o iPYP4training, adaptando o PYP em sua versão original com atividades e ferramentas para atender os requisitos específicos do projeto de JDBPN para o treinamento de processos em organizações. O PYP4training foi validado em um cenário real de treinamento do processo de manutenção de equipamentos em uma mineradora multinacional, gerando o jogo "Morro Novo". A avaliação do jogo "Morro Novo" com gestores e atores do processo indica que os participantes (jogadores) tiveram uma experiência relevante ao jogar o JDBPN, obtendo uma percepção positiva do jogo como alternativa ao treinamento do processo.
Título em inglês
PYP4Training - Ludifying Business Process Training
Palavras-chave em inglês
BPM
Business process management
Business process training
Games based on business processes
Play Your Process
PYP4Training
Serious digital games
Resumo em inglês
Organizations which perform business process management need to continually train their professionals to institutionalize new processes. Due to the existing motivational character, games can be seen as possible mechanisms to support process training in organizations. Previous research argues that serious games can make the actors involved in a business process successfully understand the functioning and characteristics of these processes, when presented as digital games. Business process-based digital games are tools capable of presenting business processes in a playful and engaging way, allowing players to understand, learn and train about how the processes work, as well as to develop awareness about their goals. This research has the general objective of proposing a method to build business process-based digital games for process training the o Play Your Process4Tranining (PYP4Training). Based on Design Science Research, the construction of this method will take place in two cycles. In a first cycle, presented in this research project, an exploratory application study of Play Your Process (PYP), original method for the development of Business-Process-Based Digital Games (BPBDG), is conducted, aiming at building a business process-based digital game for training a process in the context of conflicts mediation in the judicial sector. The results of the exploratory study pointed out relevant issues for adapting the Play Your Process method for the development of games for process training. In a second cycle, was to develop and validate the PYP4Training, adapting PYP in its original version with activities and tools to meet the specific requirements of designing Business Process-Based Digital Games for processes training in organizations. PYP4training was validated in a real scenario of training the equipment maintenance process in a multinational mining company, generating the game Morro Novo. O PYP4Tranining was developed and demonstrated its ability to promote the design of Business-Process-Based Digital Games (BPBDG), and its potential application in process training, as well as demonstrating the quality design of the (BPBDG) for process training Morro Novo. The evaluation of the Morro Novo game with process managers and actors indicates that the participants (players) had a relevant experience when playing the JDBPN, obtaining a positive perception of the game as an alternative to process training.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacaotatiane.pdf (12.99 Mbytes)
Data de Publicação
2024-07-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.