• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Anderson Josue Correa de Paula Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Benedito-Silva, Ana Amélia (Presidente)
Rodrigues Neto, Camilo
Santos, Renato Vicentini dos
Título en portugués
Ensino do câncer com o uso de modelos baseados em agentes
Palabras clave en portugués
Câncer
Hallmarks of cancer
Modelagem baseada em agentes
NetLogo
Sistemas complexos
Software didático
Tumorigênese
Resumen en portugués
No presente trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para tornar o ensino do câncer na graduação mais efetivo. Tal ferramenta foi criada utilizando simulações multi-agente na plataforma NetLogo e conceitos gerais do processo de formação do câncer. O modelo que serviu de base para a criação da ferramenta foi o de Hanahan & Weinberg (2011). Inicialmente, para mostrar que a ferramenta é adequada para o ensino do câncer, foram definidos conceitualmente os Sistemas Complexos e o câncer e, em seguida, foi mostrado como estes se relacionam. Para desenvolver o presente trabalho, foram utilizadas pesquisas em dados secundários, entrevistas em profundidade e participação em aulas, palestras e seminários. O resultado desse processo foi uma ferramenta com diversas aplicações capaz de ensinar sobre o câncer através de muita interatividade e experimentação. Foi elaborada uma discussão sobre a problemática do ensino no Brasil e como isso afeta a aceitação de novas metodologias de ensino conforme a que é apresentada neste trabalho. Discutiu-se sobre o ensino do câncer no Brasil e a utilidade de ferramentas da área de sistemas complexos para tal. Para finalizar o trabalho, foram sugeridas algumas formas interessantes de se estender o uso da ferramenta desenvolvida na pesquisa científica, na clínica médica, no melhoramento de exames diagnósticos, entre outras
Título en inglés
Teaching Cancer using Agent-based Models
Palabras clave en inglés
Agent-based modeling
Cancer
Complex systems
Didatic tool
Hallmarks of cancer
NetLogo
Tumorigenesis
Resumen en inglés
In the current work was developed a tool to increase the effectiveness of teaching cancer in undergraduate courses. This tool was built through multi-agents simulations in NetLogo platform and using general concepts of the cancer formation process. The tool is based in Hanahan & Weinbergs (2011) model. Initially, in order to justify the adequacy of the tool in teaching cancer, the Complex Systems and the Cancer are conceptualized and then, how they are related to each other. Secondary data research, in-depth interviews and participation in classes, seminars and lectures on relevant subjects were used to develop the current work. The result of this process is a teaching tool with many applications able to teach the student through much interaction and much experimentation. There is a discussion about the education in Brazil and how it affects new methodologies in class as the one presented in this work. There was also a discussion about the teaching of cancer in Brazil and the usefulness of tools from the field of Complex Systems for this teaching. To finish the work, some interesting forms of extension of this tool are suggested
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Biblioteca.pdf (5.39 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-09-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.