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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.100.2013.tde-13052013-161455
Document
Auteur
Nom complet
Talita Souza de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Held, Maria Silvia Barros de (Président)
Italiano, Isabel Cristina
Nascimento, Myrna de Arruda
Titre en portugais
Moda: um fator social
Mots-clés en portugais
Indivíduo
Moda
Sociedade
Resumé en portugais
Este trabalho científico refere-se à pesquisa e ao levantamento de informações de caráter bibliográfico sobre aspectos interdisciplinares de cunho social que interagem com a moda, aborda então parte da multiplicidade de assuntos relacionados à mesma, como a relação social existente por meio da mesma: identidade, pertencimento, imitação/diferenciação, comunicação existente na moda, a importância da marca como ferramenta social. Partindo deste contexto da relação moda sociedade - indivíduo, inicia-se uma reflexão sobre a influência que a moda possui sobre a sociedade, ao atingir diretamente o gosto individual. Oferecendo sentidos psicológicos, culturais e comportamentais ante ao coletivo, ao ponto de carnificar o design ao imposto pelo ambiente em questão, por um impulso adaptativo a fim de obter a socialização. Desta feita, a moda também está atrelada a constante insatisfação, uma vez que o mundo vive repentinas alterações, em todo o tempo, até muitas vezes mútuas alterações. Sendo assim, apresenta-se como um forte e importante meio de comunicação, que transmite significados pessoais e sociais adicionados a aspectos funcionais, por meio, então, da presente revisão bibliográfica pautada na temática referente à moda como ferramenta de socialização, comunicação, identidade e pertencimento.
Titre en anglais
Fashion: A social factor
Mots-clés en anglais
Fashion
Individual
Society
Resumé en anglais
This work refers to scientific research and information gathering bibliographical interdisciplinary aspects of social interacting with fashion, then part addresses the multiplicity of issues related to it, such as social relationship existing by same: identity , belonging, imitation / differentiation, communication existing in fashion, the importance of branding as a social tool. From this context of relative fashion - society - individual, begins to reflect on the influence that fashion has on society, to directly reach individual taste. Offering senses psychological, cultural and behavioral compared to the collective, to the point carnificar design imposed by the environment in question, by an impulse to obtain adaptive socialization. This time, fashion is also linked to constant dissatisfaction, since the world is experiencing sudden changes, all the time, often to mutual changes. Thus, presents itself as a strong and important means of communication that transmits personal and social meanings added to functional aspects, by then, this literature review guided by the thematic stylish as a tool of socialization, communication, and identity belonging.
 
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A_Z.pdf (2.73 Mbytes)
Date de Publication
2013-06-10
 
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