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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2016.tde-15122014-163239
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Eduardo Dezan Scopinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Held, Maria Silvia Barros de (Presidente)
Caldas, Waldenyr
Daré, Ana Cristina Lott
Título em português
A sociologia da moda na telenovela Avenida Brasil
Palavras-chave em português
Consumo
Moda - Aspectos sociais
Telenovela - Brasil
Resumo em português
A temática deste estudo tem como investigação a sociologia da moda a partir da telenovela brasileira Avenida Brasil, que pode ser considerada um estudo de caso onde demonstra a forma de consumo das camadas periféricas da sociedade. A Moda tem sido alvo de reflexões e estudos de alguns filósofos, economistas, sociólogos e psicólogos durante os últimos três séculos. As contribuições da sociologia para o estudo da moda podem ser divididas em dois períodos: o primeiro a partir do final do século XIX à primeira metade do século XX, onde autores como Spencer, Simmel, Tarde e Veblen, publicaram livros e ensaios que contêm esclarecedoras hipóteses deste fenômeno social complexo. O segundo período estende-se desde os anos cinquenta do século passado até os dias atuais e apresentam trabalhos de estudiosos que ao lado de observações intuitivas também contêm pesquisas sobre o fenômeno da moda. Esta pesquisa visa traçar argumentos sobre o fenômeno da moda a partir de alguns filósofos conhecidos (de Kant a Rousseau, de Nietzsche a Benjamin) e na área da sociologia igualmente considerados (de Tarde para Blumer, Baudrillard Spencer, Simmel e Crane). Uma antologia que parte também, de alguns textos traduzidos pela primeira vez do italiano, oferecendo uma visão das teorias sociológicas sobre a difusão da moda e suas características fundamentais
Título em inglês
The sociology of fashion in Brazil telenovela Avenue
Palavras-chave em inglês
Consumption
Fashion Social aspects
Soap opera - Brazil
Resumo em inglês
The theme of this study is to research the sociology of fashion from Avenue Brazil Brazilian soap opera, which can be considered a case study which demonstrates how to use the peripheral layers of society. The fashion has been the subject of studies and reflections of some philosophers, economists, sociologists and psychologists over the last three centuries. The contributions of sociology to the study of fashion can be divided into two periods: the first from the late nineteenth century to the first half of the twentieth century, where authors like Spencer, Simmel, Tarde and Veblen, published books and essays containing enlightening hypotheses of this complex social phenomenon. The second period extends from the fifties of the last century to the present day and present works of scholars who with intuitive observations to also contain research on the phenomenon of fashion. This research aims to outline arguments about the phenomenon of fashion from some well-known philosophers (Kant to Rousseau, Nietzsche Benjamin) and in sociology also considered (Afternoon to Blumer, Baudrillard Spencer, Simmel and Crane). An anthology that also part of some translated for the first time the Italian texts, offering a vision of sociological theories on the diffusion of fashion and its key features
 
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Data de Publicação
2016-02-29
 
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