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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-20122018-140559
Document
Auteur
Nom complet
Lara Dahas Jorge Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Held, Maria Silvia Barros de (Président)
Daré, Ana Cristina Lott
Marcicano, João Paulo Pereira
Yamane, Laura Ayako
Titre en portugais
Ilustração de moda: uma narrativa cronológica contextualizada
Mots-clés en portugais
Comunicação
Desenho de moda
História
Ilustração de Moda
Mercado de moda
Resumé en portugais
O presente trabalho investiga aspectos históricos acerca da estética e da funcionalidade da Ilustração de Moda. A partir da hipótese norteadora de que a Ilustração de Moda possui engrenagens cujos papéis se modificam através do tempo no processo de adaptação ao mercado, este trabalho analisa tal fenômeno mediante, predominantemente, a revisão e interpretação de obras de autores que se debruçaram sobre a historiografia da moda e da ilustração de moda ocidental, associados à análise de trabalhos no segmento em questão. A pesquisa é baseada em metodologia qualitativa de coleta de dados e interpretação de conteúdo artístico, referenciada pelo trabalho de Rui de Oliveira. São referenciados, também, teóricos de áreas correlatas como João Braga, Daniela Calanca, Paula Sibila, Ernest Gombrich, Mônica Moura e Dijon de Moraes, a fim de construir, de forma mais coesa, os assuntos abordados em textos que relacionam áreas como História da Moda, Comunicação Social, História da Arte, Design e Desenho de Moda. Sob essas diretrizes, é construída uma narrativa cronológica contextualizada, que serve como instrumento para analisar e compreender os fatores que constituem o mercado de moda em diferentes épocas e que adaptam e ressignificam uma das técnicas mais antigas de comunicação de moda, mantidas até os dias atuais
Titre en anglais
Fashion Illustration: a contextualized chronological narrative
Mots-clés en anglais
Communication
Fashion design
Fashion Illustration
Fashion market
History
Resumé en anglais
The present work investigates historical aspects of the aesthetics and functionality of the theoretical field of Fashion Illustration. Based on the guiding hypothesis that the Fashion Illustration has gears whose roles change over time in the process of adaptation to the market, this work analyzes this phenomenon, mainly by reviewing and interpreting the work of authors who have studied the historiography of fashion and Western fashion illustration, associated with the analysis of works in the segment of fashion illustration. The research is based on a qualitative methodology of data collection and interpretation of artistic content, referenced by the work of Rui de Oliveira. Theorists such as João Braga, Daniela Calanca, Paula Sibila, Ernest Gombrich, Mônica Moura, and Dijon de Moraes are referred in order to build the subjects discussed in texts of related areas as Fashion History, Social Communication, History of Art, Design and Fashion Design. Under these guidelines, a contextualized chronological narrative is constructed that serves as an instrument to analyze and understand the factors that constitute the fashion market in different times that adapt and re-signify one of the oldest techniques of fashion communication maintained until the present day
 
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dahaslara.PDF (4.93 Mbytes)
Date de Publication
2019-01-24
 
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