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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2024.tde-21052024-165714
Document
Auteur
Nom complet
Beatriz Soares Victorio
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2024
Directeur
Jury
Held, Maria Silvia Barros de (Président)
Marcicano, João Paulo Pereira
Scopinho, Carlos Eduardo Dezan
Toledo, Natália Alves de
Titre en portugais
Previsão de Futuros: influências da pesquisa de tendências nos direcionamentos da indústria da moda
Mots-clés en portugais
Comportamento de Consumo
Moda
Tendências
Resumé en portugais
A presente pesquisa, que ocorre no âmbito de tendências e comportamento do consumo em moda, tem como proposta fundamental a análise da atuação do pesquisador de tendências e a verificação da sua capacidade de exercer influência no direcionamento das marcas na indústria da moda. Este profissional busca formas de mapear e interpretar os efeitos das manifestações culturais no comportamento do consumidor, a fim de projetar os possíveis cenários futuros por meio das tendências socioculturais. A investigação visa a discutir como este profissional é capaz de influenciar decisões corporativas por meio dos seus relatórios prospectivos ao antever padrões comportamentais de consumo. O desenvolvimento do trabalho se dá a partir do modelo de pesquisa qualitativa, portanto, de caráter exploratório e interpretativo, cuja principal técnica de coleta de dados empregada é a revisão bibliográfica. Para isso, foram pesquisados autores que validam as tendências como fenômenos culturais complexos, como Henrik Vejlgaard, sociólogo de tendências que desenvolveu o Modelo em Forma de Diamante para exemplificar a disseminação das tendências entre os grupos de consumidores, e o teórico Martin Raymond, cuja abordagem de pesquisa é centrada nos métodos para detecção e análise das mudanças comportamentais. O estudo buscou evidenciar a importância da pesquisa de tendências e antecipação de futuros ao demonstrar que, por meio dos relatórios prospectivos, as marcas conseguem entender melhor os seus consumidores e, assim, agir de acordo com suas expectativas e obter um melhor desempenho em suas atividades. Desta forma, analisa-se como o pesquisador de tendências atua ao estreitar os diálogos entre marca e indivíduo, e assim estabelece uma relação simbiótica entre ambos.
Titre en anglais
Forecasting Futures: Influences of Trend Research on Fashion Industry
Mots-clés en anglais
Consumer Behavior
Fashion
Trends
Resumé en anglais
The twofold goal of the present study in the field of trends and consumer behavior in fashion is to analyze how trend forecasting works and to assess its capacity to influence brands choices in the fashion industry. This is accomplished by discussing how the trend forecaster whose job consists of interpreting the effects of cultural manifestations on consumer behavior so as to project possible future scenarios through socio-cultural trends can play a decisive role in the fashion industry through his prospective reports by anticipating consumption behavioral patterns. Regarding its methodology, this is a qualitative, exploratory, and interpretative research, and data collection consists of a bibliographical review. To this end, the theoretical framework comprises authors such as Henrik Vejlgaard, a trend sociologist who developed the Diamond Shaped Model to exemplify the dissemination of trends among consumer groups, and theorist Martin Raymond, whose research approach is centered on methods for detecting and analyzing behavioral changes, thus solidifying the understanding of trends as a complex cultural phenomenon. The study sought to highlight the importance of trend forecasting and anticipating futures by demonstrating that prospective reports are effective tools for brands that wish to better understand their consumers and act in line their expectations, thus achieving a better performance. For that purpose, the study analyzes how the trend researcher works by narrowing the gap between brand and individual and, in so doing, promotes a symbiotic relationship between both.
 
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Date de Publication
2024-06-11
 
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