• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Fellipe de Oliveira Barbosa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Carvalho, Marcos Bernardino de (Président)
Duarte, Rafael Campos
Leite, Cristiane Kerches da Silva
Tomazzoni, Edegar Luís
Titre en portugais
A implementação de grandes projetos urbanos: o trecho leste do Rodoanel Mário Covas no município de Ribeirão Pires
Mots-clés en portugais
Estudos ambientais
Ribeirão Pires
Rodoanel
Rodovias
Trecho leste
Resumé en portugais
A dinâmica territorial implementada pelo projeto trecho leste do Rodoanel Mario Covas (SP-021) no município de Ribeirão Pires - SP demonstra toda a problemática da construção e operação de rodovias em áreas de mananciais, além da manutenção do modelo rodoviário como orientador da política de transportes na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O Estudo (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são produzidos e organizados como exigências para a obtenção das licenças de construção e operacionalização do empreendimento. Apesar de avançarem na caracterização de aspectos socioambientais e na previsão de impactos para propor ações mitigadoras ou compensatórias, percebe-se que tal medida ainda carece de detalhes e esclarecimentos, uma vez que a população local, afetada em seus bairros e convivendo com os impactos das obras, ainda reclamam e questionam sobre as normas e procedimentos adotados na implementação do empreendimento. Por meio da análise documental dos volumes I, II, III, IV, V e VI do EIA e do RIMA foram levantadas as características apontadas nesses documentos das alterações socioambientais da implementação do trecho leste do Rodoanel no município de Ribeirão Pires, visto que esse município possui como característica o território por completo regulamentado pela legislação de proteção às áreas de mananciais. Os moradores do bairro Pilar Velho por meio de reuniões locais participaram na composição de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na tentativa de exigir via ministério público, prefeitura municipal e concessionária responsável pela gestão do empreendimento a adoção de medidas para solução dos problemas apontados. Nesse sentido, a pesquisa apresenta como resultados as falhas dos conteúdos dos EIA RIMA do trecho leste do rodoanel em Ribeirão Pires e levanta a questão sobre os pontos importantes na elaboração de seu conteúdo que devem ser apontados em documentos ambientais futuros de grandes projetos urbanos implementados em áreas de mananciais
Titre en anglais
The implementation of large urban projects: the eastern section of the Mario Covas Rodoanel in the municipality of Ribeirão Pires
Mots-clés en anglais
East stretch
Environmental studies
Highways
Ribeirão Pires
Rodoanel
Resumé en anglais
The territorial dynamics apllied by the project for the implementation of the eastern section of the Mario Covas Rodoanel (SP-021) in Ribeirão Pires municipality SP demonstrates the whole problem of the construction and operation of highways in water source areas, as well as maintenance of the road model as an guide of the transport policy in the São Paulo Metropolitan Region (RMSP). The Environmental Impact Studies (EIA) and the Environmental Impact Report (RIMA) are produced and organized as requirements for the construction and operationalization licenses of the enterprise. Despite the advances in the attempt to relate socio-environmental aspects and the attempt to predict impacts to propose mitigating or compensatory action, are still not enough to measure that the local population affected in the neighborhoods by an enterprise of this size complain and question the norms and procedures adopted, since they visualize and coexist directly with the impacts of the work. Through documentary analysis of volumes I, II, III, IV, V e VI of the EIA and RIMA, the characteristics indicated in these documents of the socioenvironmental changes of the implementation of the eastern section of the Rodoanel in the Ribeirão Pires city were raised, since this municipality has a characteristic the territory completely regulated by the protection legislation the areas of springs and the population of a neighborhood, the Pilar Velho, through local meetings elaborated a Conduct Adjust Term (TAC) in the attempt to demand via public ministry, municipal prefecture and concessionaire responsible for the project management the adoption of actions to solve the identified problems. In this sense, the research shows as a result the flaws from the contents of EIA - RIMA of the eastern section of the rodoanel in Ribeirão Pires and raises the question about the important points in the elaboration of its content that should be pointed out in future environmental documents of large urban projects implemented in water source areas
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-06-25
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.