• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-13112014-222811
Document
Auteur
Nom complet
Janaina Carrasco Castilho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Panosso Netto, Alexandre (Président)
Maciel, Josemar de Campos
Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo
Titre en portugais
Lá fora também se aprende: um estudo sobre o programa Cultura é Currículo sob a ótica dos estudos culturais
Mots-clés en portugais
Educação
Estudos culturais
Projeto "Lugares de aprender: a escola sai da Escola"
Resumé en portugais
A pesquisa tem como objetivo geral analisar em que condições a inserção do projeto Lugares de aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização da cultura na formação escolar dos estudantes, a partir da abordagem dos estudos culturais. Partindo dos objetivos específicos que pretendem apresentar e caracterizar os estudos culturais como campo teórico e político, que trata das relações na sociedade, e situar o programa Cultura é Currículo nas políticas contemporâneas de educação, a indagação a ser respondida por esse estudo é: em que condições a inserção do projeto Lugares de Aprender: a escola sai da escola contribui com a democratização cultural na formação dos estudantes? Em nossa hipótese preliminar supomos que a inserção do turismo no currículo escolar permite a aproximação dos estudantes a diferentes espaços culturais, ampliando e diversificando as referências culturais em sua formação. Como metodologia, realizamos pesquisa teórica recorrendo a fontes bibliográficas e documentais, e pesquisa de campo. Nesta, utilizamos o método observacional com o enfoque preponderantemente qualitativo, e técnicas de observação direta, entrevista e questionário. Os dados obtidos foram categorizados para análise dos conteúdos. Os resultados alcançados representam a complexidade apreendida nas diversas relações entre os participantes e planejadores do projeto.
Titre en anglais
Places for learning: schooling leaves school in the Cultural Studies view
Mots-clés en anglais
Cultural studies
Education
Project "Lugares de aprender: a escola sai da escola" (Places for learning: schooling leaves school)
Resumé en anglais
This research mainly aims to describe on which conditions the insertion of the project Lugares de aprender: a escola sai da escola (Places for learning: schooling leaves school) contributes to the democratization of culture in the schooling of students due to its use of a cultural studies approach. Starting with the specific objectives that firstly intend to present and characterize cultural studies as a theoretical and political field, which covers relations in society, and secondly propose to situate the program Cultura é Currículo (Culture is Curriculum) in contemporary educational policies the question to be answered by this study is, In which conditions the insertion of the project Lugares de aprender: a escola sai da escola (Places for learning: schooling leaves school) contributes to cultural democratization in students' education? In our preliminary hypothesis, we assume that the inclusion of tourism in the school curriculum allows students to approach different cultural spaces, expanding and diversifying the cultural references in their education. As methodology, we have conducted theoretical research using bibliographic and documentary sources as well as field research. In such research, we have made use of the observational method with a predominantly qualitative approach, as well as techniques of direct observation, interview and questionnaire. Data were categorized for content analysis. The achieved results represent the complexity perceived in different relationships between participants and project planners.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
errata.docx (12.12 Kbytes)
Date de Publication
2015-06-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.