• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2013.tde-18072013-182513
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Fernanda Gomes da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Aulicino, Madalena Pedroso (Presidente)
Munanga, Kabengele
Oliveira, Dennis de
Título en portugués
O som da diáspora :– a influência da black music norte-americana na cena black paulistana
Palabras clave en portugués
Black music
Cultura
Diáspora
Hip hop
Identidade
Jovens
Negros
Resumen en portugués
. A presente dissertação tem por objetivo observar a influência da black music norte-americana na formação da identidade dos jovens negros que frequentam as festas da cena black paulistana. Para isso, procura-se debruçar sobre os fatores históricos, sociais, culturais e políticos que propiciam essa dinâmica. A motivação para a realização do trabalho nasce da participação em eventos nos dois países em diferentes momentos, onde se fez perceptível certa semelhança no comportamento dos jovens, o que despertou o desejo de investigar quão profundos seriam esses laços entre grupos tão distintos. A partir da perspectiva dos Estudos Culturais intenta-se mostrar como há mais de quatro décadas a black music atua como um elo entre povos da diáspora africana. O embasamento teórico e as entrevistas realizadas permitem contextualizar o fenômeno e trilhar um percurso que demonstra como a partir da escravidão e da forma como o pensamento racial se estruturou, a sociedade brasileira foi gerada de forma excludente deixando o negro sem referenciais positivos para formar sua identidade, o que faz com que as manifestações afro-americanas sirvam de inspiração, ainda que existam diferenças nas relações raciais nos dois países. Essa aproximação se dá principalmente no campo cultural, em especial por meio da música, que se manifesta na diáspora como um memorial à ancestralidade africana. Essa dinâmica tem início ainda na década de 1970 com os grandes bailes blacks, se transforma na década de 1980 com o surgimento do movimento hip hop em São Paulo e chega ao século 21, em uma nova fase de baladas blacks que podem ser vistas como um forte exemplo das mudanças ocorridas no novo milênio a partir do advento da globalização. Utilizo como metodologia a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, vídeos e websites além de observações realizadas a partir de experiências pessoais e entrevistas, o que permite uma maior compreensão do fenômeno.
Título en inglés
The sound of the diaspora : the influence of American black music in the black scene of Sao Paulo.
Palabras clave en inglés
Black music
Black people
Culture
Diaspora
Hip hop
Identity
Youth
Resumen en inglés
This dissertation aims to observe the influence of American black music in the identity formation of the black youth who attend the black party scene in Sao Paulo city. We look into the historical, social, cultural and political factors that favor this dynamic. The motivation is participation in events in both countries at different moments, which aroused the desire to investigate these deep ties between such distinct groups. From the Cultural Studies perspective we show how American black music has played a role in the link between diaspora people. The theoretical basement and the interviews allows us to contextualize this phenomenon and to view a path showing how from slavery the way racial thought was structured in Brazilian society has generated exclusionary ideas which didnt give positive influences for the black identity. That makes the African American manifestations serve as inspirations even if there are differences in the racial relations in both countries. This approximation occurs mainly in the cultural field. Especially through the music, which manifests in the diaspora as a memorial to the African inheritance. This dynamic started in the 1970s at huge black balls and underwent a transformation in the 1980s with creation of the hip hop movement in Sao Paulo and arrives to the 21st century in a new phase of black clubs which can be observed as a strong example of the changes that globalization has brought. As methodology I used bibliographical research through books, videos, sites and also observations through personal experiences and interviews which allow better comprehension of the phenomenon.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-11-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.