• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2014.tde-19122014-125017
Document
Auteur
Nom complet
Livia Cristina Toneto
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi (Président)
Leonarde, Alexandre
Rodrigues, Juliana Pedreschi
Titre en portugais
Bumba-meu-boi e suas manifestações urbanas: uma análise a partir dos estudos culturais
Mots-clés en portugais
Cultura Popular
Encenação
Identidade
Resumé en portugais
Uma manifestação da cultura popular Brasileira é a razão de interesse em nossa pesquisa: o Bumba Meu Boi da cidade de São Paulo. Tal folguedo existe no Brasil desde aproximadamente o século XVII, surgindo primeiramente nas regiões do nordeste brasileiro. Hoje é uma das manifestações culturais mais populares entre as existentes em nosso país. Dentre todas as regiões onde o Boi é tematizado, o foco de nosso estudo é o Boi do Grupo Cupuaçu, Boi do Morro do Querosene, localizado na cidade de São Paulo, bairro do Butantã. Região esta que apresenta e comemora o folguedo inspirado no Bumba Meu Boi do Maranhão. Os festejos acerca do Boi que acontecem no Morro do Querosene envolvem não só os brincantes que são integrantes do Boi, como toda a comunidade ali presente: moradores, comerciantes e também o público que participa prestigiando os eventos. Nossa pesquisa teve como objetivo geral compreender a encenação do folguedo do Bumba Meu Boi realizado pelo Grupo Cupuaçu na cidade de São Paulo, como forma de identidade dos brincantes com sua terra natal de onde tal manifestação é oriunda; e como objetivos específicos procuramos a- delimitar a compreensão sobre identidade cultural na ótica dos Estudos Culturais, entendendo que ela não é permanente, e é reconstruída a partir das vivências dos sujeitos em determinado contexto sócio-histórico; b- identificar o processo constituinte do Bumba Meu Boi enquanto manifestação presente no período festivo do ciclo junino no Brasil, atrelado à um conjunto de influencias da miscigenação do povo brasileiro (indígena, africana e portuguesa), e do catolicismo jesuítico. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, num caráter exploratório. Serão utilizados os enfoques bibliográfico e de campo. Para a pesquisa de campo optou-se pela aplicação do estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a observação em equipe. Conclui-se que os folguedos do Bumba Meu Boi encenados pelo Grupo Cupuaçu sofrem mudanças em sua concepção, devido ao contexto urbano da cidade de São Paulo, exercendo influência direta em sua produção
Titre en anglais
Bumba Meu Boi and its urban manifestation: an approach from the cultural studies
Mots-clés en anglais
Identity
Popular Culture
Staging
Resumé en anglais
One manifestation of Brazilian popular culture is the reason for interest in our research: Bumba Meu Boi in São Paulo. Such merriment exists in Brazil since about the seventeenth century, first appearing in the regions of northeast Brazil. Today is one of the most popular cultural events between existing in our country. Among all regions where the Ox is thematized, the focus of our study is the Ox Cupuacu Group, Ox of Morro do Querosene, located in São Paulo, district of Butantã. This region that displays and celebrates the merriment inspired by the Bumba Meu Boi about Maranhão. The festival happening in the Morro do Querosene involving not only the revelers who are members of the Ox, as the entire community present there: residents, traders and also the public participating prestige events. Our research goal is to understand the general merriment of the staging of Bumba Meu Boi conducted by Cupuacu Group in São Paulo, as a form of identity of revelers with their homeland where such expression is derived; and specific: a- to delimit the understanding of cultural identity in the perspective of Cultural Studies, understanding that it is not permanent, and is reconstructed from the experiences of the subjects in a particular socio-historical context goals; b- to identify the constituent process of the Bumba Meu Boi while in this festive period junino cycle in Brazil manifestation linked to a set of influences from the miscegenation of the Brazilian people (indigenous, African and Portuguese), and Jesuit Catholicism. As a methodology, it is a qualitative study, an exploratory character. The bibliographic and field approaches will be used. For the field research was chosen application case study, using as a research tool in the observation. We conclude that the mirth of the Bumba Meu Boi staged by Cupuacu Group undergo changes in its design due to the urban context of the city of São Paulo, direct influence on their production
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2015-10-21
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.