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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.100.2018.tde-20122017-114113
Document
Auteur
Nom complet
Gabriela Andrietta
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Ortellado, Pablo (Président)
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Meleiro, Alessandra
Simis, Anita
Titre en portugais
Políticas para a exibição cinematográfica: a experiência internacional
Mots-clés en portugais
Hegemonia americana
Indústria cultural
Políticas culturais
Resumé en portugais
Este trabalho tem o objetivo de mapear, apresentar e avaliar o repertório internacional de políticas públicas que promovam o alcance e a diversidade dos filmes exibidos em cada país em um período marcado pela mundialização, globalização e pela hegemonia das empresas americanas, mais especificamente, a partir da década de 1990. Partindo de indicadores de alcance e diversidade, selecionei duas experiências nacionais que foram bem sucedidas garantir a frequência per capita e o número de salas per capita; o percentual de ingressos de filmes nacionais, o percentual de ingressos de filmes não estrangeiros e não americanos e o número de filmes exibidos. Para selecionar as experiências nacionais de êxito (França e Coreia do Sul, utilizei os dados de 2013 do Instituto de Estatísticas da UNESCO a respeito da diversidade nacional e linguística na exibição cinematográfica e o desempenho, em 2012 e 2013, das cinematografias nacionais em seis dos principais festivais internacionais de cinema (Berlim, Cannes, Sundance, Veneza, Pusan e Mar del Plata). Para compilar o repertório internacional das políticas de fomento e exibição cinematográficas, foi utilizada revisão de bibliografia e análise dos documentos das agências nacionais de fomento e regulação
Titre en anglais
Film policies to the exhibition sector: the international experience
Mots-clés en anglais
American hegemony
Cultural policy
Film industry
Resumé en anglais
This paper aims to map, present and evaluate the international repertoire of policies to promote diversity and reach of exhibited films in each country in a period of globalization and hegemony of the american companies, more specifically after the 1990's. Using indicators of diversity and access, I selected two successful national experiences in ensuring the frequency per capita, cinemas per capita; the percentage of national films exhibited, percentage of foreign films exhibited, e the number of exhibited films. To select the successful national experiences (France and South Korea), I used 2013's data of the UNESCO Institute for Statistics about the national diversity on exhibition and the countries' performance on 2012 and 2013 at the most important film festivals. To compile the international film policies repertoire, I used a bibliographic revision and documents of the national support agencies
 
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Date de Publication
2018-02-07
 
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