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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-06072023-125444
Documento
Autor
Nome completo
Flavio Kyoshi Saito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Vaz, Jose Carlos (Presidente)
Bichir, Renata Mirandola
Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da
Diniz, Eduardo Henrique
Título em português
Capacidades tecnológicas para a transformação digital: a transformação digital dos serviços públicos no Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave em português
Capacidades estatais
Capacidades tecnológicas
Instituto Federal de São Paulo
Transformação digital do governo
Resumo em português
O presente estudo parte do entendimento de que sem as capacidades tecnológicas, as organizações públicas teriam dificuldades em implementar a sua transformação digital. Assim, o estudo tem como objetivo principal identificar as capacidades tecnológicas demandadas para a transformação digital dos serviços públicos no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A estratégia de pesquisa adotada para o estudo foi a do estudo de caso. O estudo de caso tem como fonte de dados a pesquisa documental, as observações do pesquisador e as entrevistas com os burocratas envolvidos no processo de transformação digital da instituição. Ou seja, o estudo traz uma percepção dos gestores, gestores técnicos e membros da equipe envolvida diretamente com o projeto de transformação digital dos serviços. O presente estudo contribui com os estudos de capacidades tecnológicas a través da construção de um modelo de análise que busca identificar as capacidades tecnológicas para a transformação digital e com a identificação das capacidades em si. O estudo permitiu identificar que no IFSP a maior parte das capacidades preexistentes ao processo de transformação digital estavam relacionadas a infraestrutura digital e ao desenvolvimento de sistemas. Além disso, a maior parte das capacidades que não existiam antes da transformação digital foram desenvolvidas com o processo de transformação digital, com exceção apenas da gestão de dados que não foi identificada no caso. E, por fim, a maior parte das capacidades tecnológicas identificadas ainda necessitam de maior atenção para aprimoramento.
Título em inglês
Technological capacities for digital transformation: the public services digital transformation at the Federal Institute of São Paulo
Palavras-chave em inglês
Federal Institute of São Paulo
Government digital transformation
State capacities
Technological capacities
Resumo em inglês
This study is based on the understanding that without technological capacities, the public organizations would face difficulties in implementing their digital transformation. Thus, the main objective of the study is to identify the technological capacities required for the public services digital transformation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo (IFSP). The research strategy adopted for the study was the case study. The case study uses documentary research, the researcher's observations and interviews with the bureaucrats involved in the institution's digital transformation process as data sources. In order words, the study brings a perception of managers, technical managers and team members directly involved with the digital transformation project of services. This study contributes with the studies of technological capacities through the building of an analysis model that aims to identify technological capacities for digital transformation and with the identification of the capacities themselves. The study identified that in the IFSP most of the pre-existing capacities of the digital transformation process were related to digital infrastructure and systems development. In addition, most of the capacities that did not e xist before the digital transformation were developed with the digital transformation process, except for data management that was not identified in the case. And, finally, most of the identified technological capacities still need greater attention for improvement.
 
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Data de Publicação
2024-06-12
 
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