• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.100.2016.tde-27072016-191042
Document
Auteur
Nom complet
Jean Lucas Lucri
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Assis, Luiz Gustavo Bambini de (Président)
Almeida, Wilson Mesquita de
Coelho, Fernando de Souza
Massonetto, Luís Fernando
Titre en portugais
Estado e governança educacional: um estudo de caso do PROUNI
Mots-clés en portugais
Ensino superior
Estado
Governança educacional
Políticas públicas
PROUNI
Resumé en portugais
Esta dissertação constitui um trabalho exploratório, que por abordagens qualitativas, discute a política pública PROUNI e a governança educacional brasileira frente o papel do Estado contemporâneo. Por governança educacional, e mais especificamente governança do ensino superior brasileiro, o trabalho identifica atores, relações e condições por quais o Estado, enquanto coordenador da oferta de educação, constrói um sistema mais ou menos sedimentado na ação de organizações privadas de ensino superior. No processo de evolução da atual configuração do sistema brasileiro de ensino superior, especialmente a partir dos governos da ditadura militar (mas já antes), não houve orientação estratégica para o avanço em direção à universalização da universidade pública. Os resultados da pesquisa exploratória baseada em entrevistas semiestruturadas com representantes do aparelho do Estado e na análise de dados públicos do segmento indicaram que o PROUNI pode ser considerado como uma política pública bem-sucedida em seu escopo ao amenizar um problema histórico, a saber, o índice de acesso ao ensino superior no Brasil. O confronto com dados e documentos oficiais de instituições como o Ministério da Educação e da Controladoria Geral da União indicam que esta e outras políticas geram um novo tipo de desafio, ou oportunidade, que é o crescimento dos fatores oferta e propriedade sob instituições privadas de ensino, em sua maioria lucrativas, dispondo do amparo de outras relevantes políticas de financiamento, enquanto o Estado se converte em uma instituição de maior atribuição regulatória. Entendemos que o PROUNI é uma política pública imbricada num sistema de ensino superior de interesses difusos e oferta partilhada que logra avanços na inclusão democrática ao ensino superior, marginalmente gerando ganhos econômicos desacompanhada de proporcional supervisão por qualidade. Destarte, o trabalho levanta o apontamento de que, seja pela disciplina fiscal ou legislativa, medidas de equilíbrio devem ser tomadas com vistas à maximização do retorno social da operação destes grupos, garantindo que a educação não seja apenas um ativo secundário a ser regulado numa zona cinzenta entre direito e produto
Titre en anglais
State and education governance: a PROUNI case study
Mots-clés en anglais
Education governance
Higher education
PROUNI
Public policy
State
Resumé en anglais
This work is an exploratory work, which in qualitative approaches, discusses the public policy PROUNI (University for All Program) and Brazilian educational governance facing of the role of the contemporary state. For educational governance, and more specifically the governance of Brazilian higher education, this work identifies actors, relations and conditions by which the State, as coordinator of education provision, building a more or less settled system in the action of private organizations of higher education. In the process of evolution of the current configuration of our higher education system, especially from the military dictatorship period governments (but even before), there was no strategic orientation towards an universal public university system. The results of exploratory research based on semi-structured interviews with representatives of the state apparatus and the segment of the public data analysis indicated that the PROUNI can be considered as a successful public policy in its scope to soften a historical problem, namely, the access rate to higher education in Brazil. The confrontation with data and official documents, such as those issued by the Ministry of Education and other institutions like the Unions General Controllership, indicates that this and other associated policies (namely the Higher Education Students Financial Fund - FIES) generate a new kind of challenge, or opportunity, which is the growth of the supply and ownership factors held by private higher education institutions, mostly for-profit, with the provision of public financial support of other relevant funding policies, while the State converts itself in an institution of greater regulatory assignment. We understand that PROUNI is a type of public policy imbricated in our peculiar higher education system, leaded by diffuse interests and shared offering, that achieves progress in democratic inclusion to higher education, marginally generating economic gains with no proportional quality supervision. Thus, the work raises the note that, whether by fiscal or legislative discipline, balance measures should be taken in order to maximize the social return of the operation of these groups, ensuring that education is not only a secondary asset to be regulated in a gray zone between a right and a product
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-10-31
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.