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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2024.tde-01042024-151244
Document
Author
Full name
Mariana Magalhães Cavalcante
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2024
Supervisor
Committee
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira (President)
Borba, Carla Santos
Richards, Greg
Title in Portuguese
A autenticidade nas experiências de turismo criativo a partir da vivência dos turistas
Keywords in Portuguese
Aprendizagem
Autenticidade
Criatividade
Participação
Turismo Criativo
Abstract in Portuguese
O turismo criativo é uma das alternativas ao turismo cultural, com foco em experiências autênticas e participativas, o que o diferencia da cultura de massa e aproxima-o das comunidades locais (RICHARDS, 2011). Nesse contexto, identificam-se como elementos-chave do turismo criativo a aprendizagem, a criatividade, a participação e a autenticidade, sendo essencial reconhecer que cada experiência pode expressar esses elementos de maneira única, gerando diferentes relações entre eles. No entanto, a autenticidade, elemento fundamental para o turismo criativo, enfrenta dificuldades devido ao uso frequente e superficial do termo, resultando em definições conflitantes entre teóricos que se propõem a estudar (RICKLY, 2022). Esse cenário destaca a importância de compreender como os turistas vivenciam a autenticidade nas experiências de turismo criativo, a partir de uma abordagem complexa (ANDRADE-MATOS; RICHARDS; BARBOSA, 2022), que conecta as abordagens de autenticidade para compreender a simultaneidade entre o objeto, o lugar e a experiência. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa concentra-se em analisar as conexões entre aprendizagem, criatividade, participação e autenticidade no turismo criativo, com foco nas vivências dos turistas. A metodologia adotada abrange uma revisão de literatura (WHITTEMORE; KNAFL, 2005) e dez estudos de casos múltiplos (STAKE, 1995, 2006) em quatro cidades distintas. Os resultados obtidos por meio de observações, fotografias e entrevistas semiestruturadas revelam que a autenticidade pode ser potencializada por meio de estratégias específicas relacionadas aos elementos que constituem a criatividade, como a liberdade, condução e ambiente; aprendizagem, por meio da ludicidade, novidade, desafio e realidade; e participação, através da colaboração, design, música e extroversão. Esse entendimento mais aprofundado não só contribui para validar o conceito, mas também oferece percepções valiosas para a concepção de experiências de turismo criativo, alinhando-se não apenas com a teoria, mas também com as expectativas e desejos dos viajantes.
Title in English
Authenticity in creative tourism based on tourists' experiences
Keywords in English
Authenticity
Creative Tourism
Creativity
Learning
Participation
Abstract in English
Creative tourism is one of the alternatives to cultural tourism, focusing on authentic and participatory experiences, setting it apart from mass culture and bringing it closer to local communities (RICHARDS, 2011). In this context, key elements of creative tourism are identified as learning, creativity, participation, and authenticity. It is essential to recognize that each experience can express these elements uniquely, generating different relationships among them. However, authenticity, an important element of creative tourism, faces challenges due to the frequent and superficial use of the term, resulting in conflicting definitions among theorists studying it (RICKLY, 2022). This scenario emphasizes the importance of understanding how tourists experience the authenticity in creative tourism experiences from a more complex approach (ANDRADE-MATOS; RICHARDS; BARBOSA, 2022), connecting authenticity approaches to comprehend the simultaneousness between the object, place, and experience. To achieve this objective, the research focuses on analyzing the connections between learning, creativity, participation, and authenticity in creative tourism, with a focus on tourists' experiences. The methodology includes a literature review (WHITTEMORE; KNAFL, 2005) and ten multiple case studies (STAKE, 1995, 2006) in four different cities. The results obtained through observations, photographs, and semi-structured interviews reveal that authenticity can be enhanced through specific strategies related to creativity elements such as freedom, guidance, and environment; learning through playfulness, novelty, challenge, and reality; and participation through collaboration, design, music, and extroversion. This understanding contributes to validating the concept and provides valuable insights for the design of creative tourism experiences, setting not only with theory but also with travelers' expectations and desires.
 
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Publishing Date
2024-06-07
 
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