• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-04102017-195838
Documento
Autor
Nome completo
Eriberto do Nascimento Sousa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi (Presidente)
Cavenaghi, Airton José
Panosso Netto, Alexandre
Sarti, Antonio Carlos
Título em português
O Estado no desenvolvimento do turismo: análise das propostas de coligações políticas no Brasil (2006-2014)
Palavras-chave em português
Análise crítica do discurso
Análise de conteúdo
Organização nacional de turismo
Pesquisa documental
Políticas públicas
Resumo em português
A presente pesquisa se insere na interface entre turismo e política no Brasil, especificamente no contexto das campanhas presidenciais, cujo objetivo geral é determinar, com olhares comparativos, transversais e críticos, o lugar do turismo nas propostas de presidenciáveis brasileiros, no período posterior à criação do Ministério do Turismo, em três eleições (2006, 2010 e 2014). O corpus analítico, formado pelos programas de governo apresentados pelas coligações políticas, foi submetido à técnica de Análise de Conteúdo, com ênfase dada ao número e ao conteúdo verbal desses enunciados. Os resultados demonstram que, no Brasil, o turismo é mais entendido como uma atividade setorial do que transversal, podendo implicar limitações ao planejamento, à gestão e à alocação de recursos para investimentos. Além disso, os possíveis parceiros para a execução das promessas stakeholders foram mencionados em menos da metade do número de promessas. Foi desvelada também a politicização do turismo no Brasil, notando-se uma sobreposição de interesses ideológicos partidários ao desenvolvimento dessa atividade. Dessa forma, são consideradas duas principais contribuições desta pesquisa: uma, de natureza teórica, por meio do agrupamento de categorias analíticas para o desvelamento de prioridades dadas ao turismo por partidos políticos; e outra, de natureza histórica, para o aprofundamento do conhecimento das práticas discursivas sobre o turismo no Brasil
Título em inglês
State intervention in tourism development: an analysis of political parties' promises in Brazil (2006-2014)
Palavras-chave em inglês
Content analysis
Critical discourse analysis
Documentary research
National tourism organization
Public policy
Resumo em inglês
This research is concerned with the relation between tourism and politics in Brazil, especially in the context of presidential elections, whose aim is to determine the place of tourism in Brazilian political parties presidential discourses from the creation of the Ministry of Tourism on, which includes three elections (2006, 2010 and 2014). The analytical corpus was formed by government programs presented by political coalitions and content analysed focusing on the quantification and verbal content of the messages. The results indicate that, in Brazil, tourism is more understood as a sectoral activity rather than transverse, which may imply limitations to planning, management and resource allocation. Besides, stakeholders of the Brazilian National Tourism Organization were mentioned in less than half of the election promises. Politicization of tourism in Brazil was also unveiled by identifying the supremacy of the parties ideological interests over the tourism development. Thus, two main contributions of this study are highlighted: one, from a theoretical perspective, which offers some analytical categories for the unveiling of the concept and priorities given by political coalitions to tourism; and the other contribution is related to a historical perspective as it allows us to understand discursive practices on tourism in Brazil
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.