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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.100.2019.tde-16122018-195820
Document
Auteur
Nom complet
Valéria Andrade de Thomaz
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Braga, Debora Cordeiro (Président)
Solha, Karina Toledo
Tomazzoni, Edegar Luís
Valduga, Vander
Titre en portugais
Análise da participação das agências de turismo receptivo do Circuito das Frutas (SP) no fomento à formação de redes de cooperação
Mots-clés en portugais
Agências de Turismo Receptivo
Circuito das Frutas
Estado de São Paulo
Redes de cooperação
Turismo
Resumé en portugais
O turismo tem sido reconhecido como um importante indutor de geração de renda e emprego, nesta atividade, a maioria dos empresários administram pequenas e médias empresas, portanto, a escolha de trabalhar em rede tem se mostrado eficiente quando isso acontece de forma organizada. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a participação das agências de turismo receptivo como agente fomentador de redes de cooperação no Circuito das Frutas, localizada no Estado de São Paulo. Tal Circuito é formado por 10 municípios: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória que investigou a relação entre diversos atores da cadeia produtiva do turismo, com apoio em pesquisa documental e bibliográfica. O roteiro de entrevista foi elaborado com base em Hastenreiter Fo. (2005), que estabelece elementos que indicam características de organizações de suporte de rede (OSR), e as análises apoiaram-se em uma matriz, resultante da compilação do referencial teórico, que define categorias e variáveis essenciais para a caracterização de uma rede de cooperação eficiente. Os resultados apresentam que, no caso específico do Circuito das Frutas, as agências de turismo receptivo podem, de fato, fomentar uma rede de cooperação, desde que os objetivos de determinada rede estejam claros, o comprometimento e colaboração dos integrantes sejam fortalecidos e incentivados, as vantagens em participar sejam apresentadas e avaliadas continuamente, desde que haja planejamento e dedicação exclusiva de um gestor responsável em manter os associados interessados em discutir ações comuns e que possa orientar as atividades para os objetivos comuns da rede
Titre en anglais
Analysis of inbound tourism agencies' participation in the Fruit Circuit (SP) concerning the creation of cooperation networks
Mots-clés en anglais
Cooperation networks
Fruit Circuit
Inbound Tourism Agencies
State of São Paulo
Tourism
Resumé en anglais
Tourism has been recognized as a significant job and income fomenter, in this activity, most entrepreneurs manage small and medium-sized companies, thus, choosing to work as a net has been seen as efficient when it happens in an organized manner. This researchs aim was to analyze the participation of inbound tourism agencies as fomenting agents of the cooperation networks in the Fruit Circuit located in the State of São Paulo. This Circuit is comprised by 10 municipalities: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos, and Vinhedo. It is an exploratory and descriptive research that investigated the relation among many actors in the tourism chain, based on document and bibliographical research. The interview script was developed based on Hastenreiter Fo (2005), who stablishes elements indicating characteristics of network support organizations (NSO), and the analysis were also based on a matrix that resulted from information in the theoretical references, which defines categories and variables that were considered essential for the characterization of an efficient cooperation network. The outcomes revealed that, in the specific case of the Fruit Circuit, tourism agencies can foment a cooperation network, given that this networks objectives be clear, the members commitment and collaboration be reinforced and encouraged, that the advantages of participating be constantly presented and assessed, and given that there is planning and exclusive commitment by a manager that takes responsibility in keeping associates interested, discussing common actions and guiding activities for the networks'common objectives
 
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Date de Publication
2019-01-31
 
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