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Mémoire de Maîtrise
DOI
Document
Auteur
Nom complet
Jéssica Regina Nahas de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Gutierrez, Beatriz Aparecida Ozello (Président)
Chubaci, Rosa Yuka Sato
Cruz, Elizabete Franco
Shimizu, Helena Eri
Titre en portugais
Psicodinâmica do trabalho: compreender a vivência laboral em universidade pública
Mots-clés en portugais
Satisfação no trabalho
Trabalhadores
Trabalho
Universidade pública
Resumé en portugais
Introdução: A psicodinâmica do trabalho abrange um olhar amplo frente ao aspecto físico, psíquico e social dos trabalhadores, ao inverso do modelo tradicional que reduz o trabalhador, impossibilitando-o de mostrar as suas competências. Assim, o trabalho se torna importante, pois vai além da produção, ele favorece a subjetividade de provar - se a si mesma, de realizarse. Objetivos: Compreender a saúde mental de trabalhadores de universidade pública relacionada ao seu processo de trabalho; analisar o processo de trabalho vivenciado por eles e identificar as possíveis causas de prazer e sofrimento no trabalho. Materiais e método: Pesquisa qualitativa que contou com 12 trabalhadores de universidade pública localizada no município de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e norteada com perguntas semiestruturadas. Os discursos foram categorizados segundo a Análise de Conteúdo e discutidos conforme a Teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Dejours. Resultados: A maioria dos entrevistados era do sexo feminino, com idade no intervalo entre 30 a 39 anos, trabalhava na instituição de 6 a 10 anos e a metade era casada. Os discursos tiveram como pilares: a fadiga, a frustação e a organização do trabalho que originaram as categorias de análise: presença de fadiga no trabalho, presença de frustração e organização no trabalho e as subcategorias: alienação no trabalho; a falta de reconhecimento no trabalho; o sofrimento patogênico; a importância do processo de trabalho; o trabalho cooperativo; a relevância da comunicação e o prazer no trabalho. Os relatos mostraram respostas profundas relacionadas à saúde mental e física dos participantes com presença de prazer, mas também sofrimento patogênico. Conclusão: Sabemos que a crise na universidade pode impactar na satisfação destes participantes, da população que os mesmos atendem, tanto estudantes como professores. Então, é relevante que exista um olhar mais humanizado para esses trabalhadores e que se criem estratégias para amenizar esses sofrimentos visando reafirmar a importância desses trabalhadores na Instituição e possibilitando melhoria na qualidade de vida.
Titre en anglais
Psychodynamics of work: understanding the working experience in public university
Mots-clés en anglais
Job satisfaction
Public university
Work
Workers
Resumé en anglais
Introduction: The Psychodynamics of work encompasses a broad look at the physical, psychic and social aspects of the workers, the inverse of the traditional model that reduces the worker, making it impossible to show his skills. Thus, the work becomes important, because it goes beyond the production, it favors the subjectivity of proving oneself, of accomplishing itself.Objectives: To understand the mental health of public university workers related to their work process; Analyze the work process experienced by them and identify the possible causes of pleasure and suffering at work.Materials and methods: Qualitative research that included 12 workers from a public university located in the city of São Paulo. Data were collected through individual interviews and guided with semi-structured questions. The discourses were categorized according to content analysis and discussed according to Dejours psychodynamics of work theory. Results: Most of the interviewees were female, aged between 30 and 39 years, worked in the institution from 6 to 10 years old and half were married. The discourses had as pillars: fatigue, frustration and organization of the work that originated the categories of analysis: presence of fatigue at work, presence of frustration and organization at work and subcategories: alienation at work; Lack of recognition at work; The pathogenic suffering; The importance of the work process; Cooperative work; The relevance of communication and pleasure at work. The reports showed profound responses related to the mental and physical health of the participants with the presence of pleasure, but also pathogenic suffering. Conclusion: We know that the crisis in the university can impact on the satisfaction of these participants, the population that they attend, both students and teachers. Therefore, it is relevant that there is a more humanized look for these workers and that strategies are designed to mitigate these sufferings in order to reaffirm the importance of these workers in the institution and enabling improvement in quality of life
 
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OLIVEIRA2019.pdf (646.26 Kbytes)
Date de Publication
2019-08-08
 
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