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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2019.tde-20052019-152835
Documento
Autor
Nome completo
Mariana Alves da Silva do Nascimento
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Bestetti, Maria Luisa Trindade (Presidente)
Alvim, Angélica Aparecida Tanus Benatti
Batistoni, Samila Sathler Tavares
Pfutzenreuter, Andréa Holz
Título em português
Do velho para o novo: percepções de idosos sobre o processo de studentification, as mudanças sócio-físicas do bairro e o aging in place
Palavras-chave em português
Aging in place
Studentification
Ambiente urbano
Idosos
Relações sociais
Resumo em português
O ambiente do bairro torna-se significativo para os idosos com o passar dos anos, e suas condições são importantes para manter os laços sociais com familiares e amigos, e desenvolver o senso de apego ao lugar e pertencimento, melhorando a saúde, qualidade de vida e bem-estar na velhice. Quando o espaço familiar passa por transformações, essas refletem no comportamento individual, na maneira como os espaços são apropriados e nas relações sociais. Um dos processos de transformação que tem ocorrido no ambiente da vizinhança é o chamado studentification, ou a formação de guetos estudantis com a chegada de universitários em bairros tradicionais. Esta dissertação busca elucidar as percepções dos idosos sobre o processo de studentification, focando especialmente nos aspectos das relações sociais, sobretudo com seus vizinhos, e das mudanças no ambiente do bairro. Para tanto, dois artigos compõem a dissertação, sendo o primeiro deles uma revisão scoping de literatura, com o panorama recente dos artigos publicados sobre as relações sociais na velhice e o meio urbano. Seu objetivo é descrever os principais aspectos sócio-físicos, conceitos e teorias estudados na literatura, através da revisão de 35 artigos coletados em 3 bases de dados distintas. Os resultados indicam que há uma concordância na literatura quanto aos principais conceitos relacionados ao tema; as teorias ainda são muitas, o que dificulta o consenso sobre as mais relevantes; faltam instrumentos comuns e validados que possibilitem a reprodução e generalização das pesquisas; a literatura aponta que o tema ainda deve ser debatido e explorado dentro da gerontologia ambiental. O segundo artigo traz os resultados de uma pesquisa empírica de estudo de caso, realizada com 21 idosos moradores de um bairro adjacente a uma universidade e que sofre o processo de studentification, e objetiva explorar os efeitos deste processo no ambiente sócio-físico, nas relações sociais e no aging in place; os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as relações com vizinhos já eram fracas antes das mudanças ocorridas, não tendo afetado a escolha por envelhecer no lugar. As mudanças também não foram fatores primordiais para esta escolha, mas sim o apego e o senso de pertencimento. Os dados demonstram que apesar das transformações no ambiente, na verdade o processo de studentification pode ser visto como catalizador de novas relações intergeracionais no bairro. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para uma melhor compreensão dos efeitos da vizinhança e seu ambiente sócio-físico sobre os mais velhos, incentivando a expansão das pesquisas na área da gerontologia ambiental
Título em inglês
From the old to the new: perceptions of the elderly about the studentification process, social-physical changes in the neighborhood and aging in place
Palavras-chave em inglês
Aging in place
Elderly
Social relations
Studentification
Urban environment
Resumo em inglês
The environment of the neighborhood becomes significant to the elderly over the years, and its conditions are important to maintain social ties with family and friends and develop the sense of attachment to place and belonging, improving health, quality of life and well-being in old age. When the familiar space undergoes transformations, these reflect on individual behavior, the way spaces are used and in social relations. One of the processes of transformation that has taken place in the neighborhood environment is called studentification, or the formation of student "ghettos" with the arrival of university students in traditional neighborhoods. This dissertation seeks to elucidate the perceptions of older people about the process of studentification, focusing especially on the aspects of social relations, particularly with their neighbors, and on the changes of the neighborhood environment. Therefore, two articles compose the dissertation, the first of them is a scoping review of literature presenting a recent panorama of published articles about social relations in old age and the urban environment. It aims to describe the main socio-physical aspects, concepts and theories studied in the literature, through the revision of 35 articles collected in 3 distinct databases. The results indicate that there is an agreement in the literature about the main concepts related to the topic; there are many theories, which hinder the consensus about the most relevant ones; there are a lack of common and validated instruments that facilitate the reproduction and generalization of research; the literature points out that the subject must still be debated and explored within the environmental gerontology. The second article brings the results of empirical research, a case study conducted with 21 elderly residents of a neighborhood adjacent to a university that suffers the studentification process. It aims to explore the effects of this process on the social-physical environment, social relations and aging in place; data were analyzed according to the content analysis technique. The results suggest that relations with neighbors were already weak before the changes in the neighborhood, and it has not affected the choice for aging in place. Likewise, the changes were not primary factors for this choice, but the attachment and the sense of belonging. The data demonstrate that despite the changes in the environment, these do not affect the ability of aging in place, in fact, the process of studentification can be seen as a catalyst of new intergenerational relations in the neighborhood. It is expected that this research may contribute to a better understanding of the effects of the neighborhood and the socio-physical environment on the elderly, encouraging the expansion of research in the field of environmental gerontology
 
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Data de Publicação
2019-06-11
 
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