• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2023.tde-20102023-170111
Documento
Autor
Nombre completo
Erika Miwa Okushigue Ghisolfi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2023
Director
Tribunal
Sanches, Aline Coelho (Presidente)
Benincasa, Vladimir
Fujioka, Paulo Yassuhide
Pinheiro, Maria Lucia Bressan
Título en portugués
Art Nouveau no Estado de São Paulo: elementos decorativos presentes na arquitetura escolar de Carlos Rosencrantz.
Palabras clave en portugués
arquitetura escolar
Art Nouveau
Carlos Rosencrantz
elementos decorativos
escolas da Primeira República
Resumen en portugués
Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a presença do estilo Art Nouveau nas escolas projetadas ou ornamentadas pelo arquiteto Carlos Rosencrantz, principalmente através de seus elementos decorativos. Essas escolas foram construídas no Estado de São Paulo durante o período da Primeira República, época em que edificações com elementos característicos do Art Nouveau eram mais comuns no país do que a historiografia da arquitetura brasileira demonstrou. A maioria das construções da Belle Époque brasileira encontram-se hoje demolidas e ainda persiste a relevância de aprofundar os estudos sobre o Art Nouveau no Brasil. Nesta perspectiva, algumas escolas do período se constituem em uma excelente fonte de material de estudo, visto que possuem em suas fachadas ou decoração interna os traços desse estilo. Na obra escolar de Carlos Rosencrantz destacam-se, nesse sentido, dois Grupos Escolares compactos construídos em Campinas e São Paulo, duas Escolas Normais de grande porte construídas em Pirassununga e São Carlos e algumas peças de detalhamento das Escolas Normais de Botucatu e Piracicaba. Dentre essas escolas foram selecionadas duas para visita técnica e estudo mais aprofundado: a Escola Normal de São Carlos e o Quarto Grupo Escolar de Campinas. Por via da abordagem da Pesquisa Histórica com as metodologias de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental, estas obras mostram características diversas em relação às variações europeias do Art Nouveau, estando presente nas escolas estudadas principalmente através de elementos decorativos, onde auxiliou a conferir identidade ao projeto, tornando-as obras únicas. O Art Nouveau foi um dos últimos estilos cuja ornamentação em riqueza de detalhes está associada à liberdade criativa e artística, justificando a relevância de pesquisas que estudem obras ou mesmo elementos remanescentes deste estilo. Ressalta-se a importância do estilo como produto de um período histórico específico no qual o desejo de adequação a um ideal de civilização e modernidade europeia proporcionou a troca de informações, ideias e referências entre o continente Europeu e o Brasil. Evidencia-se, também, projetos de arquitetos pouco conhecidos como Carlos Rosencrantz, cuja obra apresenta originalidade e criatividade artística notáveis. Por fim, espera-se que a investigação sobre as manifestações e características do Art Nouveau presentes nessas escolas, contribua para ampliação do conhecimento sobre o tema no país.
Título en inglés
Art Nouveau in the State of São Paulo: decorative elements in Carlos Rosencrantz's school architecture
Palabras clave en inglés
Art Nouveau
Brazilian First Republic\'s schools
Carlos Rosencrantz
decorative elements
school architecture
Resumen en inglés
This research project investigates the presence of the Art Nouveau style in schools designed or decorated by architect Carlos Rosencrantz, mainly through its decorative elements. These schools were built in the State of São Paulo during the period of the Brazilian First Republic, a time when buildings with characteristic elements of Art Nouveau were more common in the country than the historiography of Brazilian architecture demonstrates. Most of the buildings from the Brazilian Belle Époque are now demolished and the relevance of further studies on Art Nouveau in Brazil still persists. In this perspective, some schools of the period constitute an excellent source of study material, since they have in their facades or internal decoration the traces of this style. In the school work of Carlos Rosencrantz, stand out in this sense, two compact School Groups built in Campinas and São Paulo, two large Normal Schools built in Pirassununga and São Carlos and some design detail graphic pieces of the Normal Schools in Botucatu and Piracicaba. Among these schools, two were selected for a technical visit and further study: the Normal School of São Carlos and the Fourth School Group of Campinas. Through the approach of Historical Research with the methodologies of Bibliographic Research and Documentary Research, these works show different characteristics in relation to the European variations of Art Nouveau, being present in the schools studied mainly through decorative elements, where it helped to give identity to the project, making them unique works. Art Nouveau was one of the last styles whose ornamentation rich in details is associated with creative and artistic freedom, which justifies the relevance of study of projects or even remaining elements of this style. Art Nouveau importance is emphasized as a product of a specific historical period in which the desire to adapt to an European ideal of civilization and modernity would lead to the exchange of information, ideas and references between Europe and Brazil. This research also highlights projects by little-known architects such as Carlos Rosencrantz, whose work is notable for its originality and artistic creativity. Finally, it is expected that the research on the manifestations and characteristics of Art Nouveau present in these schools will contribute to expanding knowledge of this topic in Brazil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.