• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.102.2024.tde-24052024-123539
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Nami dos Santos
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2024
Director
Tribunal
Fujioka, Paulo Yassuhide (Presidente)
Mello, Cecilia Antakly de
Moreira, Tomas Antonio
Zanatto, Rafael Morato
Título en portugués
Arquitetura, urbanismo e cinema: o entrelaçar das artes nas distopias urbanas
Palabras clave en portugués
arquitetura
cinema
distopia
urbanismo
Resumen en portugués
A relação entre a arquitetura e o cinema é próxima e de longa data. Os filmes, enquanto formas de representação, frequentemente se aproximam da experiência de vivenciar a arquitetura. Em muitas produções cinematográficas, essa arquitetura transcende sua função meramente ornamental na trama, tornando-se um agente fílmico, sendo ressignificada pelas lentes do cinema. No âmbito cinematográfico, as distopias se destacam como territórios criativos para a exploração de ideias relacionadas à destruição e transformação. Os cenários distópicos proporcionam aos diretores e equipes, uma chance de explorar medos coletivos e fornecer análises críticas sobre a sociedade. Essas representações cinematográficas servem como um reflexo das apreensões contemporâneas, explorando as tensões da sociedade. A pesquisa visa analisar certas representações arquitetônicas em filmes distópicos, focando naquelas em que a arquitetura desempenha um papel central na narrativa. Estas representações, inicialmente, podem parecer utópicas, mas revelam aspectos distópicos e problemáticos. Sendo assim, foram selecionados os seguintes filmes: O Show de Truman O Show da Vida (de Peter Weir, 1998), O Homem ao Lado (de Mariano Cohn e Gastón Duprat, 2009) e No Topo do Poder (de Ben Wheatley, 2015).
Título en inglés
Architecture, urbanism and cinema: the intertwining of arts in urban dystopias
Palabras clave en inglés
architecture
dystopia
movie
urbanism
Resumen en inglés
The relationship between architecture and cinema is close and long-standing. Films, as a form of representation, often come close to the experience of architecture. In many cinematic productions, this architecture transcends its purely ornamental function in the plot, becoming a cinematic agente, being reinterpreted through the lenses of cinema. In the cinematic realm, dystopias stand out as creative territories for exploring ideas related to destruction and transformation. Dystopian settings provide directors and teams with a chance to explore collective fears and offer critical analyses of society. These cinematic representations serve as a reflection of contemporary apprehensions, exploring societal tensions.The research aims to analyze specific architectural representations in dystopian films, focusing on those in which architecture plays a central role in the narrative. These representations may initially appear utopian but reveal dystopian and problematic aspects. Therefore, the following films have been selected: The Truman Show (by Peter Weir, 1998), El Hombre de al Lado (by Mariano Cohn and Gastón Duprat, 2009), and High-Rise (by Ben Wheatley, 2015).
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.