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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Marina Lages Gonçalves Teixeira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Correia, Telma de Barros (Presidente)
Botas, Nilce Cristina Aravecchia
Corato, Aline Coelho Sanches
Quecini, Vanda Maria
Título em português
Teresina (1890 - 1920): indústria, ferrovia e arquitetura
Palavras-chave em português
Arquitetura ferroviária
Arquitetura industrial
História da arquitetura
Memória
Teresina
Resumo em português
O tema da presente pesquisa é arquitetura industrial e ferroviária e sua presença na paisagem brasileira, tendo a capital do estado do Piauí, Teresina, como estudo de caso. O objetivo da dissertação é entender as características da arquitetura de um conjunto de edificações erguidas na cidade de Teresina a partir de finais do século XIX, composto por dois conjuntos industriais - Usina Santana e Fábrica de Fiações e Tecidos Piauiense - e pela Estação Ferroviária. Além disso, pretendeu-se compreender a trajetória das indústrias e da empresa ferroviária desde a sua fundação e de que modo elas afetaram a economia, a configuração social e o espaço físico da cidade. Trata-se de um trabalho inédito que pretende colaborar para a construção da memória do patrimônio industrial e ferroviário local e para a compreensão de seu significado enquanto testemunho da história da cidade. Neste trabalho adota-se uma noção de arquitetura industrial, difundida a partir dos anos 1950, que envolve todo o conjunto de edificações associadas, direta ou indiretamente, à atividade produtiva fabril, incluindo os meios de transporte. Justifica-se o presente trabalho pela concepção da arquitetura industrial como testemunho de atividades que tiveram importância no cenário urbano e econômico local. Seus vestígios são revestidos de um grande valor para a memória local; fazem parte da história de vida de muitas pessoas e lhes confere um forte sentimento de identidade. Para a cidade de Teresina, é bastante pertinente o estudo do patrimônio arquitetônico uma vez que seu centro histórico encontra-se em processo de mudança profunda. A dissertação busca, ainda, oferecer uma contribuição para o (re)conhecimento do patrimônio industrial e ferroviário brasileiro, buscando suas particularidades em diferentes regiões.
Título em inglês
Teresina (1890 1920): industry, railway and architecture
Palavras-chave em inglês
History of architecture
Industrial architectural
Memory
Railway architectural
Teresina
Resumo em inglês
The subject of this research is industrial and railway architecture and its presence in the Brazilian landscape, with the capital of the state of Piauí, Teresina, as a case study. The objective of this dissertation is to understand the architecture characteristics of a set of buildings erected in the city of Teresina from the end of the 19th century, composed of two industrial complexes - Usina Santana and Fábrica de Fiações e Tecidos Piauiense - and by the Railway Station. In addition, it was intended to understand the trajectory of industries and the railway company since its foundation and how they affected the economy, the social configuration and the physical space of the city. It is an unpublished work that intends to collaborate for the construction of the local industrial memory and rail patrimony and for the understanding of its meaning as a testimony of the city history. This work adopts a notion of industrial architecture, spread since the 1950s, which involves all the buildings associated directly or indirectly with the productive activity of the factory, including the means of transportation. The present work is justified by the notion of industrial architecture as a testimony of activities that had importance in the urban and economic local scenario. Its remains are of great value to the local memory; are part of the life history of many people and gives them a strong sense of identity. For the city of Teresina, it is very pertinent the study of the architectural heritage since its historical center is in process of profound change. The dissertation also seeks to contribute to the recognition and knowledge of the brazilian industrial and railway heritage, seeking its particularities in different regions.
 
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Data de Publicação
2019-11-26
 
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