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Tese de Doutorado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Kujawski Ramos
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Ruy Sardinha (Presidente)
Beiguelman, Giselle
Lopes, João Marcos de Almeida
Ramos, Silvana de Souza
Santos, Laymert Garcia dos
Schenk, Luciana Bongiovanni Martins
Título em português
Estudos para uma definição de estética ecotécnica na arte, arquitetura e infraestruturas 
Palavras-chave em português
Artemídia
Ecologia
Energias alternativas
Estética
Resiliência tecnológica
Resumo em português
O trabalho discute, por meio de método indutivo-descritivo, a hipotética existência de uma estética ecotécnica, dentro do horizonte das atuais discussões sobre sustentabilidade e resiliência. Em termos teóricos, compreende uma reflexão sobre a sua gênese, ponderando que ela seja o produto de uma comunhão entre os pensamentos tecnológico e ecológico. Em termos práticos, procura mapear não inovações, mas invenções em setores de infraestruturas, estruturas arquitetônicas e artemídias de cunho ecológico. A linha de investigação, portanto, engloba um amplo espectro estético, concentrando-se na produção de artistas, coletivos, teóricos de design e institutos acadêmicos envolvidos na pesquisa de suportes arquitetônicos vivos, redes autônomas de telecomunicações, sistemas computacionais não convencionais, eficiência energética, tecnologias de sensoriamento remoto de fenômenos naturais e revitalizações da chamada arte ecológica. Tem como objetivo geral proporcionar uma empatia com as técnicas low tech, sem subestimar os avanços tecnológicos da atualidade, mas preconizando o refreamento do uso intensivo de recursos, ou seja, a substituição da necessidade extensiva do crescimento econômico por um princípio de suficiência.
Título em inglês
Studies for a definition of ecotechnics in art, architecture and infrastructures
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Alternative energies
Ecology
Media art
Technological resilience
Resumo em inglês
The thesis discusses, through a inductive-descriptive method, the hypothetical existence of an ecotechnic aesthetics, within the horizon of the current discussions about sustainability and resilience. In theoretical terms, it comprises a reflection on its genesis, considering that it is the product of a communion between the technological and ecological thoughts. In practical terms, it seeks to map not innovations, but inventions in sectors of infrastructure, architectural structures and media art expressions of ecological nature. The research line therefore encompasses a broad aesthetic spectrum, focusing on the production of artists, collectives, design theorists and academic institutes involved in the research of living architectural supports, autonomous telecommunication networks, unconventional computating systems, energy efficiency, technologies of remote sensing of natural phenomena and revitalizations of so-called ecological art. Its general objective is to provide an empathy with low tech techniques, without underestimating the current technological advances, but recommending the retention of the intensive use of resources, or, in other words, the substitution of the extension necessity of economic growth for a principle of sufficiency.
 
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Data de Publicação
2019-11-26
 
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