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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2015.tde-12112015-165726
Documento
Autor
Nome completo
Tayanne Gama de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Vasconcellos, Camilo de Mello (Presidente)
Cury, Marília Xavier
Silva, Mauricio Candido da
Título em português
Entre identidades e interatividades: um estudo de caso d'O Museu do Marajó, Pará, Amazônia.
Palavras-chave em português
Crítica de exposição
Giovanni Gallo
Interatividade
Museu do Marajó
Representação
Resumo em português
As discussões sobre identidades e representações em museus estão em voga desde a década de 1960, quando se objetivava sanar a ausência de comprometimento social das instituições. Na década de 1970, chegava à Ilha de Marajó o padre jesuíta italiano Giovanni Gallo que, com o intuito de desenvolver a região, viu na criação de um museu que representasse a identidade cultural do caboclo marajoara um meio possível de alcançar esse objetivo. Mesmo com as dificuldades de construir um museu em uma região carente de diversas estruturas, O Museu do Marajó foi fundado em parceria com a comunidade e apresentou, já naquela época, o diferencial de uma exposição interativa analógica. Neste contexto é que esta pesquisa busca contribuir para a análise da representação das identidades nos museus concentradas em ferramentas interativas, tendo como estudo de caso O Museu do Marajó. Para isso, foi realizada uma análise da exposição de longa duração do Museu e de como ela foi construída ao longo da história da instituição.
Título em inglês
Among identities and interactivity: a case of the study Museu do Marajó
Palavras-chave em inglês
Giovanni Gallo
Interactivity, Critical exhibition
O Museu do Marajó
Representation
Resumo em inglês
Discussions of identities and representations in museums are in vogue since the 1960s, when it aimed to remedy the lack of social commitment of institutions. In the 1970s, he came to the Marajo Island Italian Jesuit priest Giovanni Gallo that, in order to develop the region, saw the creation of a museum that represented the cultural identity of the Caboclo marajoara a possible means of achieving this goal. Even with the difficulties of building a museum in a poor region of several structures, O Museu do Marajó was founded in partnership with the community and presented, even then, the differential analogical interactive exhibition. In this context, this research aims to contribute to the analysis of the representation of identities in museums focused on interactive tools, with the case study The Marajó Museum. For this, we performed an analysis of exhibition and how it was built along the history of the institution.
 
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Data de Publicação
2015-11-23
 
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