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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2023.tde-14052024-101942
Documento
Autor
Nome completo
Valter Augusto Fernandes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Marins, Paulo César Garcez (Presidente)
Cerchiaro, Marina Mazze
Monteiro, Michelli Cristine Scapol
Título em português
Tarsila nos palácios: o processo de valoração e musealização de sua obra no Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo.
Palavras-chave em português
Tarsila do Amaral; Valoração; Musealização; GEAPAC.
Resumo em português
O acervo artístico-cultural dos Palácios do Governo de São Paulo abriga treze obras de Tarsila compondo uma coleção de valor inestimável. Muitas dessas obras foram adquiridas diretamente da própria artista, por iniciativa do governador de São Paulo, Abreu Sodré, e de seu secretário da fazenda, Luís Arrobas Martins no início dos anos 1970. Aconselhado pelos críticos Paulo Mendes de Almeida, Oswaldo de Andrade Filho, entre outros, Arrobas Martins esteve sempre atento à qualidade e à importância didática dos trabalhos que adquiria. No entanto, Tarsila do Amaral teve dificuldades em galgar este reconhecimento. Somente após a musealização de suas obras foi que a artista passou a ocupar lugar no Panteão de artistas nacionais. Para debater esse caminho até a consagração, este trabalho se propõe a ter como objeto do estudo a coleção de obras feitas por Tarsila do Amaral que se encontra no Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo. Através de uma pesquisa bibliográfico-documental de caráter exploratório, pretendemos compreender os motivos dessa aquisição no contexto dos anos 1970 e como estas obras se encaixam no projeto decorativo dos Palácios do Governo.
Título em inglês
Tarsila in the Palaces: the process of valuing and musealizing his work in the Collection Artistic-Cultural of the Government Palaces of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Tarsila do Amaral; Valuation; Musealization; GEAPAC.
Resumo em inglês
The Artistic-Cultural Collection of the Government Palaces of São Paulo comprises thirteen works by Tarsila, forming an invaluable collection. Many of these works were directly acquired from the artist herself, through the initiative of the Governor of São Paulo, Abreu Sodré, and his finance secretary, Luís Arrobas Martins, in the early 1970s. Advised by critics such as Paulo Mendes de Almeida, Oswaldo de Andrade Filho, among others, Arrobas Martins was always attentive to the quality and didactic importance of the acquired artworks. However, Tarsila do Amaral faced difficulties in achieving this recognition. It was only after the musealization of her works that the artist began to occupy a place in the pantheon of national artists. To discuss this path to consecration, this study aims to focus on the collection of Tarsila do Amaral's artworks housed in the Artistic-Cultural Collection of the Palaces of the Government of São Paulo. Through an exploratory bibliographic and documentary research, we intend to understand the reasons behind the acquisition in the context of the 1970s and how these works fit into the decorative project of the Government Palaces.
 
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Data de Publicação
2024-06-10
 
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