• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.103.2017.tde-17102017-121614
Documento
Autor
Nombre completo
Léa Blezer Araújo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Bruno, Maria Cristina Oliveira (Presidente)
Motta, Renata Vieira da
Wichers, Camila Azevedo de Moraes
Título en portugués
A tecitura de uma Museologia paulista: tramas do ensino pós-graduado em São Paulo
Palabras clave en portugués
Ensino de Museologia
Formação
Museologia
Pós-Graduação
Teoria museológica
Resumen en portugués
O presente trabalho busca percorrer as tramas do pensamento museológico que se constituiu e conduziu dois cursos de Pós Graduação em Museologia no Estado de São Paulo. Tomamos, para isto, como contexto histórico o do ensino de Museologia no Brasil, e as respectivas especificidades paulistas ali inseridas, especialmente em relação à pós-graduação neste estado. Se São Paulo possui, por um lado, uma lacuna expressa na ausência de graduação em Museologia, também há, por outro, especificidades criadas pela opção pelo ensino pós-graduado. Buscamos, portanto, entender, sob o viés do ensino pós-graduado de Museologia, como este pensamento museológico se constituiu, percorrendo para isto as tramas em torno dos cursos que formam nosso objeto de estudo: Curso de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo -FESP; e Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo -CEMMAE-USP. Para desenvolvermos o projeto de pesquisa, utilizamos análises bibliográficas e documentais em nossa metodologia. Recorremos, para isto, a fontes de pesquisa e referência dos conjuntos documentais relacionados aos dois cursos estudados. As análises destes corpos documentais foram cruzadas posteriormente com fontes orais, através de entrevistas realizadas com os ex alunos e docentes dos respectivos cursos. Este esforço consiste em uma tentativa de desvendar nosso principal objetivo: entender as características e especificidades do pensamento museológico paulista, sob o viés do ensino de pós-graduação, percorrendo para isto as tramas contidas nos conceitos de Museologia abordados nessas duas instâncias de aprendizagem.
Título en inglés
Weaving a Museology from São Paulo: traversing the plots of the postgraduate teaching.
Palabras clave en inglés
Education
Museology
Postgraduate
Teaching
Theory
Resumen en inglés
This research attempts to scroll through the tissue of the museological thinking that led to two graduate courses in São Paulo, considering the contextual overview of Museology teaching in Brazil and the specificities from the state of São Paulo that are inserted in this scenario. On the one hand, if São Paulo has a lack in the teaching of Museology, caused by the absence of a local undergraduate course, on the other hand, a choice for the teaching of Museology on a graduate level brings about certain singularities. Therefore, we aim to understand how this museological outlook was originally formulated by examining the contents of both of the graduate courses elected as our objects of study: Curso de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESP; and Curso de Especialização em Museologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo - CEMMAE USP. To develop this research, we first analyzed documents from bibliographic and documental sources related to the graduate courses in question, to later compare the interpretations found in them to written and oral sources provided by interviews with alumni and professors from the same courses. In a nutshell, the present work represents an effort to uncover possible particularities in the museological thinking formed in São Paulo, in the light of the Museology tissue woven by the graduate courses in their syllabus.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
LeaBlezerREVISADA.pdf (6.78 Mbytes)
Fecha de Publicación
2017-10-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.