• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1900.tde-20231122-092940
Document
Auteur
Nom complet
Hasime Tokeshi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Editeur
Piracicaba, 1963
Directeur
Titre en portugais
Resistência a Fusarium oxysporum f. conglutinans (Wr) Sny & Hans, em algumas variedades de Brassica oleracea L., cultivadas no Estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
COUVE
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MURCHA DE FUSARIUM
RESISTÊNCIA
VARIEDADES VEGETAIS
Resumé en portugais
Tendo em vista a ocorrência de Fusarium oxysporum f. conglutinans (Wr) Sny & Hans no Estado de São Paulo, o autor investigou a variação da resistência nas variedades de Brassicas cultivadas no referido Estado e de maior importância econômica. Os ensaios de variedades foram executados em casa de vegetação sem controle de temperatura e em solo inoculado. As variedades utilizadas foram assim distribuídas: 5 variedades de repolho-louco, 4 variedades de couve-flor, e 1 variedade de couve-brócolo ramoso. O delineamento empregado foi o de blocos ao acaso, com 5 repetições e os resultados expressos em porcentagens de plantas vivas, no final do ensaio. Constatou-se que todas as variedades eram suscetíveis, conseguindo-se isolar plantas resistentes em variedades de repolho, couve-flor e couve-brócolo. Para determinar a herança da resistência, testou-se 41 progênies de repolho, 110 de couve-flor e 8 de couve-brócolo. Estas foram semeadas em solo inoculado, e verificou-se a ocorrência de resistência devido a um gen dominante em 5 variedades, podendo ocorrer resistência poligênica em uma variedade de couve-flor. Dos resultados obtidos pode-se tirar as seguintes conclusões: 1) Todas as variedades testadas são suscetíveis ao Fusarium, encontrando-se, no geral, baixa porcentagem de plantas resistentes que apresentam interesse como fonte de resistência. 2) Constatou-se a ocorrência de resistência do tipo A em duas variedades de repolho (Nº 2 e Nº 3), em 2 variedades de couve-flor (Nº 6 e Nº 8), e em couve-brócolo ramoso, Nº 10. 3) É possível obter-se variedades resistentes ao Fusarium a partir de variedades locais, aproveitando-se a sua adaptação aceitação do mercado, produtividade etc., sem recorrer a fontes estranhas de resistência. 4) Na variedade Nº 6, Piracicaba-precoce Nº 1, onde ocorreram os tipos de resistência A e B, serão necessários maiores cuidados para a seleção de variedade com resistência do tipo A. 5) A variedade Nº 8. Precoce-de-Teresópolis, é constituída de linhas puras que se reproduzem quase sempre por autofecundações, possibilitando-se isolar plantas homozigotas resistentes ao Fusarium, com relativa facilidade.
Titre en anglais
Not available
Resumé en anglais
Not available
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Tokeshi-Hasime.pdf (15.49 Mbytes)
Date de Publication
2023-11-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.