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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1900.tde-20231122-093133
Documento
Autor
Nome completo
Maria Dulce Bandiera Bergamin
Unidade da USP
Imprenta
Piracicaba, 1972
Orientador
Título em português
Fatores de resistência à mudança: atitude, envolvimento, argumentação
Palavras-chave em português
ATITUDE
COMPORTAMENTO
RESISTÈNCIA À MUDANÇA
Resumo em português
Com o objetivo de verificar as consequências cognitivas da inversão de papéis como manipulação de mudança de atitude, e os seus efeitos sobre o envolvimento experimentalmente provocado através da ligação da atitude a valores centrais, a presente investigação consistiu na realização d e três experimentos independentes mas baseados na utilização de um Único folheto experimental. A combinação da inversão de papéis com a manipulação da centralidade, aliada à avaliação de argumentos bilaterais sobre o objeto de atitude, produziu resultados nem sempre claros, em virtude não só da complexidade do plano experimental empregado que se revelou pela interação de todas as variáveis, sugerindo a necessidade de estudos mais detalhados e específicos, como também da interferência de variáveis não controladas e mesmo imprevisíveis, nas condições atuais do conhecimento científico. Entretanto, apesar da dificuldade que esses fatores colocam à interpretação dos dados obtidos, dois fatos puderam ser claramente estabelecidos: 1) A direção da atitude inicial dos sujeitos fator de grande importância como determinante dos efeitos das manipulações experimentais do tipo aqui empregado. 2) A avaliação de argumentos bilaterais pe1os sujeitos, antes da inversão de papéis, dificulta ou impede a ocorrência de mudança de atitude, mas provoca alterações nas regiões de aceitação e rejeição e nas auto-descrições. A primeira observação permite concluir, generalizando a verificação de Rodrigues (1972), que o princípio do equilíbrio encontra dificuldades não só quando existe uma relação p/o negativa, mas também quando é negativa a atitude inicial do sujeito com relação a qualquer objeto. A segunda observação leva à conclusão de que a argumentação, como processo de análise e avaliação de proposições favoráveis e contrárias a um objeto de atitude, é fator que contribui para a resistência à mudança. Este fato sugere que, quando se oferece ao indivíduo a oportunidade de discutir uma idéia ou de avaliar os “prós” e os “contras” em uma situação, o resultado será, provavelmente, uma posição assumida com convicção, e resistente diante de tentativas de influência social. São importantes as implicações educacionais dessa verificação. Frequentemente se afirma que a sociedade democrática requer independência de pensamento e ação, pois para ser livre o cidadão deve agir, primordialmente, e m função de suas próprias idéias e convicções. Os dados atuais sugerem que, seja por favorecer a contra-argumentação ou por processo semelhante à inoculação biológica, ou ainda por facilitar a reatância psicológica, a avaliação de argumentos bilaterais fortalece a atitude, tornando-a mais resistente à mudança. O diálogo, como forma de argumentação e análise de pontos de vista opostos, surge assim como um procedimento vantajoso para a formação da personalidade. Esta conclusão, a ser confirmada por pesquisas futuras, poderá representar uma contribuição à orientação das famílias na educação de crianças e jovens, visando o desenvolvimento da personalidade forte e independente. Por outro lado, os dados atuais revelaram que, embora a intensidade da atitude não sofra mudanças significativas quando uma situação causadora de dissonância é enfrentada após a avaliação de argumentos bilaterais, ocorrem alterações cognitivas que afetam as suas regiões de aceitação e rejeição, a posição que ela ocupa no sistema cognitivo e outros aspectos, neste estudo revelados pelas auto-descrições. Para finalizar, far-se-á aqui a revisão dos problemas de pesquisa sugeridos pela presente investigação: 1) Os dados atuais sugerem que, enquanto medido pelas auto-descrições, o envolvimento provocado pela manipulação da centralidade difere daquele que resulta do desempenho efetivo de uma atividade. Torna-se pois necessário verificar a natureza dessa diferença, a través de estudos que permitam a comparação dos seus efeitos. 2) Será interessante também verificar se as alterações sofridas pelas regiões de aceitação e rejeição e pelas auto-descrições ocorrem invariavelmente como resultado de manipulações de mudança de atitude, ou se acompanham apenas a inversão de papéis. 3) Foi visto que a importância da atitude para o sujeito, mencionada por Festinger como fator que determina a magnitude da dissonância, é um termo complexo, que requer uma operacionalização adequada. Sugere-se, portanto que se promovam investigações com esse objetivo, que uma vez alcançado representará grande contribuição ao aprimoramento da teoria da dissonância cognitiva. Será também necessário estabelecer as relações desse conceito com medidas do tipo aqui mencionado como auto-descrições. 4) Estudos interculturais revelaram-se necessários, para verificar as possíveis limitações que fatores culturais podem apresentar para a generalidade dos modelos teóricos que fundamentaram o presente trabalho. 5) Sugeriu-se ainda a realização de estudos mais detalhados e específicos que utilizam as variáveis independentes aqui empregadas sem sofrerem as limitações que a complexidade do atual plano experimental impõe. 6) Finalmente, novas investigações são necessárias para determinar o papel que o diálogo, como forma de argumentação e analise de pontos de vista opostos, exerce no processo de formação da personalidade. Embora sugerida por um trabalho tão limitado quanto o presente, uma investigação desse tipo supõe uma abordagem interdisciplinar, devendo contar com a colaboração de especialistas em psicologia social, da personalidade, da criança, e em sociologia
Título em inglês
(Not avaliable)
Resumo em inglês
The present research program was intended to study the cognitive consequences of role playing as an attitude change manipulation, as well as its effects on involvement experimentally induced by a value-bonding task, as proposed by Ostrom and Brock’s model. Three independent after-only, pencil-and-paper experiments were conducted utilizing the same experimental booklet. Subjects’ evaluation of ten favorable and unfavorable statements about the attitude object, immediately after the value-bonding task, constituted the third independent variable. Ten dependent measures were used: two measures of Subjects' regions of acceptance and rejection, derived from Sherif’s Method of Ordered Alternatives; two measures of Subjects’ attitude (one Likert-type scale, and the other one derived from the above mentioned method); four self-report measures regarding the importance, commitment, difficulty of change and position of the attitude in Subjects' cognitive system; and two measures of “openmindedness”, based on Subjects’ evaluation of ten attitude statements, and on their answers to seven items of Rokeach’s dogmatism scale. Experiments were conducted at the Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, and at the Faculdade de Educação Piracicabana, in Piracicaba; and at the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara, in Araraquara. The complexity of the experimental design made results difficult to interpret. However, detailed analyses of variance, based on all complete experimental booklets from each college, and on either favorable or unfavorable Subjects only, led to two main conclusions: 1) Subjects’ initial position toward the attitude object was highly relevant as a determinant of the- effects independent variables had on Subjects’ attitude and involvement. 2) Evaluation of favorable and unfavorable attitude statements, prior to role playing, contributed to lower its effect as an attitude change manipulation, but produced changes on Subjects’ regions of acceptance and rejection. Suggestions for further research referred to: (a) comparison between the involvement which results from actual performance of an activity, and that which is induced by value bonding; (b) the effect of attitude change manipulations on Subjets’ regions of acceptance and rejection; ( c) operationalization of attitude importance as mentioned by Festinger; (d) cross-cultural studies which would verify the limitations imposed by cultural factors on the theoretical models employed here; (e) detailed investigations using role playing and value bonding as independent variables; (f) the role of dialogue as a process of personality development
 
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Data de Publicação
2023-11-24
 
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