• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1900.tde-20240301-143137
Documento
Autor
Nome completo
Celso Lemaire de Moraes
Unidade da USP
Imprenta
Piracicaba, 1957
Título em português
Contribuição para o estudo do valor nutritivo do milho desintegrado
Palavras-chave em português
MILHO
VALOR NUTRITIVO
Resumo em português
O autor apresentou neste trabalho: a) - Estudo da variação dos constituintes da espiga de milho (palha, sabugo e grão) das variedades Cristal, Armour, Amparo, Catêto e Híbrido 4624, em seguida as análises das variâncias dos resultados. b) - Estudo da composição química das frações da espiga de cada variedade, assim como dos desintegrados, tipos A e B, das variedades acima citadas. c) - Ensaios de digestibilidade dos desintegrados A e B, das variedades Cristal, Arrrour, Amparo e Híbrido 4624, apresentando, também, a análise estatística dos resultados. d) - Foram calculados os valores nutritivos das mesmas variedades, com os coeficientes obtidos. Os resultados encontram-se nos quadros de I a XX. Dos dados obtidos e analisados, conclui-se que: a) - As quantidades de palha, sabugo e grão para as variedades estudadas, influem nas composições dos farelos desintegrados, tipos A e B, sendo que dentre as variedades estudadas o Hibrido 4624 e o Cristal, produziram farelos A e B mais ricos de proteína e pobres de fibra, seguidos de perto pela variedade Armour. b) - Quanto às composições químicas, os farelos estudados, apresentaram bons teores de proteína, médios de matéria graxa e fibra, altos de extrativos não nitrogenados, pobres em minerais, mas ricos em fósforo. Quanto a relação cálcio-fosforo, há desequilíbrio, portanto, merece atenção ao ser empregado. c) - Quanto a digestibilidade, notam-se bons resultados, havendo sempre vantagem aos farelos do tipo B, exceto e relação à fibra, que foi sempre mais baixa, devido provavelmente, a maior quantidade de carbohidrato solúvel (amido) neste tipo de farelo. d) A riqueza em nutrientes dos farelos desintegrados A e B, é boa, mas os do tipo B apresentaram uma relação nutritiva mais estreita e as do tipo A, mais larga. e) Nas condições experimentais, conclui-se que os farelos desintegrados A e B, apresentaram um valor real na nutrição dos ruminantes. f) - O autor sugere estudos posteriores dos farelos A e B, associados a outros, preferivelmente mais ricos em minerais, como também repetições dos ensaios por outros pesquisadores, com as variedades estudadas e outras mais, visando a obtenção de maior número de dados, para uma aplicação mais segura, dos mesmos, na prática.
Resumo em inglês
In this paper an presented the results of the following studies: a) - Statistical estimation of the variability in the relative proportions of husk, cob and grains in five varieties of corn, mamily “Cristal”, “Armour”, “Amparo”, “Catêto” and “Hybrid 4624”. b) - Chemical composition (phosphorus, calcium, dry matter, crude filer, crude protein, ash, crude fat and nitrogen free extract) of the above-mentioned varieties as well as of their ears meal and corn and cob meal. c) - Digestibility trials of ears and corn and cob meals obtained from varieties “Cristal”, “Armour”, “Amparo”, and “hybrid 4624”. d) The determination of the nutrition values with basis on the experimentally obtained coefficients. Results an summarized in tables I to XX.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
15003.pdf (6.92 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.