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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1900.tde-20240301-143454
Document
Author
Full name
Antonio Ambrosio Amaro
Institute/School/College
Published
Piracicaba, 1972
Supervisor
Title in Portuguese
Uma análise de comercialização do figo em São Paulo
Keywords in Portuguese
COMÉRCIO AGRÍCOLA
FIGO
Abstract in Portuguese
No presente estudo é feita uma análise de alguns aspectos da comercialização do figo no mercado atacadista da cidade de são Paulo, incluindo as flutuações mensais de preços e quantidades, as variações diárias de preços e as relações preço-classificação do produto. Incluiu-se ainda um resumo da recente evolução estatística da cultura no mundo, no Brasil e em são Paulo, foram também, apresentados as principais características da fruta, da zona produtora e do sistema de comercialização utilizado. Os objetivos específicos pesquisados foram:- Estimar a variação estacional média de preços e de quantidades de figo comercializadas no mercado atacadista de são Paulo.- Determinar os diferenciais de preços médios mensais de venda de figo e examinar suas possíveis implicações para a adoção de um sistema de classificação oficial.- Verificar se existe significância estatística nas variações de preços, devida às diferenças entre tipos, aos efeitos estacionais ao longo dos anos e às várias interações.- Estimar as variações de preço dos tipos de produto -- entre os dias da semana, analisando as razoes do seu comportamento.- Comparar o coeficiente de amplitude de variação estacional dos preços de figo com os de outras frutas com variações estacionais já calculadas anteriormente. Os estudos de flutuações estacionais de preços e de quantidades abrangeram o período 1964/65 a 1971/72. As análises relativas as variações diárias restringiram-se ao período 1964/65 a 1966/67, para os quais se dispunha de informação completa. Para as análises quantitativas sobre as relações preço-tipo do produto considerou-se o período de seis safras - 1964/65 a 1969/70. Utilizaram-se os dados de quantidades comercializadas e de preços diários e mensais divulgados pelo Serviço de Informação de Mercados do Instituto de Economia Agrícola, referentes ao mercado atacadista na cidade de são Paulo. As cotações de venda de figo foram corrigidas para variações no poder aquisitivo da moeda, usando-se o índice “2” da Conjuntura Econômica, Fundação Getúlio Vargas. Para determinação dos padrões de estacionalidade preços e de quantidades, bem como do padrão de variação semanal preços, adotou-se o método da porcentagem média, apresentado por Spiegel, M.R., através do qual os valores de cada observação expressos em porcentagens da média do período analisado. Os estudos de flutuações mensais e diárias utilizaram análises de variância sendo os modelos matemáticos indicados cada caso. As comparações entre médias foram feitas pelo teste Duncan. Os valores de correlação entre séries temporais foram testados pela aplicação do teste de Kendall, baseado na teoria da correlação por postos. As principais hipóteses testadas na pesquisa foram: - os preços médios de figo e as quantidades comercializadas nos diferentes meses de safra variam de forma significativa;- os preços de figo variam significativamente entre os dias da semana; - ocorrem variações de preço de mesmo sentido nos dias da semana para os diferentes tipos de figo; - os preços dos tipos de figo determinados pela classificação empírica e m uso são diferentes entre si; - os preços dos tipos de figo sofrem a influência de anos e meses de safra. Os resultados obtidos indicam variações significativas em preços e quantidades comercializadas nos diferentes meses de safra, de novembro a maio. Igualmente, os preços de figo variam significativamente entre os dias da semana. Assim sendo, foram confirmadas as hipóteses especificas formuladas. Ocorrem variações de preço de mesmo sentido para os diferentes tipos de figo (extra, primeira e segunda) nos dias da semana evidência que permitiu aceitar-se a hipótese correspondente. Por outro lado, os preços dos tipos de figo (segundo a classificação empírica atual) são de fato diferentes entre si; não sofreram, porém, a influência de anos. influência dos meses de safra.
Abstract in English
The general purpose of this thesis is to provide an analysis of some economical aspects of the whole sale market of figs in the city of São Paulo. Analysis were made on the monthly fluctuations on prices and quantities, and also on the daily variations of prices, and on the relationship between price and quality. A concise analysis of the statistical evolution of the fig crops in the world, Brazil and São Paulo has been included. Also, some characteristics of the fruit, its production area in the state of São Paulo and marketing system were briefly discussed in the thesis. The specific objectives researched were: a) To estimate the seasonal variation of prices and quantities of figs at the wholesale market in São Paulo. b) To determine the disparity of average monthly prices, on the sales of figs per type their economical implications. e) To estimate the daily variation of prices. This study covers the period of 1964/65 until 1971/72. To determine the pattern of variations of prices and quantities, the Spiegel's method was used. The analysis of variance technique and the test of Kendall and Duncan were also applied. The basic information was obtained from the "Instituto de Economia Agrícola ( IEA). The main conclusions obtained were: Relatively high prices were registered in the months of November and December. Lower prices were registered in February and March.
 
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Publishing Date
2024-03-12
 
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