• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.11.1900.tde-20240301-144435
Documento
Autor
Nome completo
José Gomes da Silva
Unidade da USP
Imprenta
Piracicaba, 1954
Título em português
Variedades de soja para o Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
SOJA
VARIEDADES VEGETAIS
Resumo em português
Trinta e quatro experiências regionais de competição de variedades foram conduzidas durante dois anos consecutivos em 23 localidades, abrangendo os grandes tipos de solos e os diversos tipos climáticos que ocorrem no Estado de São Paulo. Quadro 16 - Ensaios regionais de variedade de soja. Zona 7. Médias dos anos agrícola 1952/53 e 1953/54. Produção de grãos em quilogramas por hectare. (Descrito na Tese). Quadro 17 - Ensaios regionais de variedades de soja. Médias para 16 localidades do ano agrícola 1953/54. Produção em grãos em quilogramas por hectare. (Descrito na Tese). Quadro 18 - Ensaios regionais de variedades de soja. Médias de 10 localidades nos anos agrícolas 1952/53 e 1953/54. Produção de grãos em quilogramas por hectare. (Descrito na Tese). Os resultados mostram que as variedades aclimatadas e cultivadas pelos lavradores japoneses que as trouxeram de seu país de origem, constituem excelente germoplasma para futuros trabalhos de melhoramento, podendo também substituir com vantagem a variedade Abura, atualmente cultivada. Essas variedades são ainda superiores às variedades introduzidas dos Estados Unidos, inclusive as melhores da região que mais se assemelha à das nossas condições (Grupo VIII do “U.S.R.S.L.”). Entre as variedades experimentadas destacam-se a “455”, a Aliança Preta, a Pereira Barreto e a Nova Granada. Na zona Sul do Estado, bom como em solos de baixa fertilidade, há alguma indicação de que a variedade Abura se comporta melhor que as demais variedades. Em solos de elevada fertilidade (Tupã, por exemplo) variedades precoces do tipo da CNS podem proporcionar produções elevadas, não obstante as dificuldades de colheita.
Resumo em inglês
Thirty - four regional soybean tests were carried out during two years at 23 locations with different climatic and soil conditions in the State of São Paulo. Results indicate that acclimated varieties introduced from Japan by Japanese settlers are promising material for breeding work with higher yields than the actually grown Abura variety. These varieties are also better yielders than the commercial varieties cultivated in the Southern part of the United States. Among the tested varieties the ones listed below are considered as top yielders: “455”, Aliança Preta» Pereira Barreto and Nova Granada.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
725512.pdf (5.87 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.