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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1975.tde-20240301-151028
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Berger
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1975
Orientador
Título em português
Minimização do custo de transporte de madeira de eucalipto no estado de São Paulo
Palavras-chave em português
CUSTOS DE TRANSPORTE
MADEIRA DE EUCALIPTO
SÃO PAULO
Resumo em português
A partir de 1967 os incentivos fiscais permitiram a dedução do imposto de renda das pessoas jurídicas ou abatimento da renda bruta das pessoas físicas, de importâncias efetivamente aplicadas em reflorestamento ou florestamento. Estes incentivos passaram a ocupar lugar de destaque perante as formas alternativas de incentivos fiscais. Até fins de 1974, cerca de 3,5 milhões de árvores foram plantadas ocupando uma área de 1,5 milhão de hectares com investimentos superiores a 3 milhões de cruzeiros. O gênero que predominou foi o Eucalyptus, dado o seu rápido crescimento e a aplicação como matéria prima para o abastecimento de empresas produtoras, principalmente, de celulose e de chapas de fibras de madeira no Estado de São Paulo. A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de determinar as quantidades de madeira de eucalipto a serem transportadas das regiões produtoras até os centros consumidores, visando a minimização do custo individual e total de transporte. Paralelamente, procurou-se determinar os custos e raios médios de transporte para cada fonte consumidora. A metodologia utilizada foi o modelo de transporte, que é um caso particular da programação linear. Para o processamento dos dados usou-se o programa LP-MOSS para computador IBM-1130. As informações que se fizeram necessárias para tal foram; a) A oferta de madeira de eucalipto por município nos anos de 1975, 1977 e 1979; b) As projeções de demanda de madeira de eucalipto pelas fábricas consumidoras nos respectivos anos; c) O custo unitário de transporte por quilômetro, de cada fonte produtora até às consumidoras. Para a obtenção dos dados de oferta, utilizou-se informações do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, e do Instituto Florestal da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo. A demanda constituiu-se nas necessidades das fábricas de celulose e chapas de fibra de madeira, pois estas representam quase a totalidade do consumo estadual. Para as empresas produtoras de chapas de fibras, a procura foi obtida diretamente com as firmas do setor. Em relação às de celulose e papel, a demanda foi derivada da produção de celulose químicas e semi-químicas, com auxílio de modelos econométricos e coeficientes técnicos de conversão de madeira em celulose. Os custos unitários de transporte foram obtidos através da média aritmética dos dados fornecidos pelas empresas consultadas. Foram elaborados e analisados no estudo 3 modelos. O modelo A, cujo objetivo era a minimização do custo individual de transporte, envolvendo a produção de 391 municípios e 12 fontes consumidoras para o ano de 1975, 13 para 1977 e 14 em 1979. No ano de 1977 considerou-se a possibilidade de estar operando uma unidade produtora de celulose no município de Itapeva, com capacidade diária de 250 t e em 1979 com 500 t/d. Também considerou-se para esse último ano, a viabilidade de estar implantada no município de Luiz Antonio outra fábrica de celulose, com uma produção de 500 t/d. O modelo B visou a minimização dos custos individuais de transporte de cada fábrica, porém trabalhou-se a nível de região produtora e não com os municípios. Tal procedimento foi necessário em virtude do computador disponível não possuir condições de processamento para o número de elementos a serem operados, ao se trabalhar com municípios. Agregou-se a oferta dos municípios em 77 regiões produtoras, considerando-se o mesmo número de fontes consumidoras apresentadas no modelo A. Para o modelo C, utilizou-se igual número de regiões produtoras e consumidoras, no entanto, objetivou-se a minimização do custo total de transporte de madeira de eucalipto no Estado. Os resultados desse modelo foram determinados através do uso da programação linear. Com os resultados encontrados, observou-se que tanto o custo, como o raio médio de transporte mostraram uma tendência de subirem em 1977 e declinarem em 1979, situação essa caracterizada nos 3 modelos estudados. Tal fato, deve estar relacionado com o aumento da demanda ser superior a oferta, entre 1975 e 1977. Essa consideração foi reforçada, quando analisou-se as quantidades de áreas concorrentes para cada modelo e nos anos respectivos. O número dessas regiões, isto é, aquelas cuja disponibilidade de madeira é disputada por duas ou mais fontes consumidoras elevou-se em 1977 e diminuiu em 1979. A agregação dos municípios em regiões, mostrou que ocorreu uma elevação dos custos e raios médios de transporte quando comparou-se com os resultados dos modelos A e B. No modelo C, os valores obtidos para custos e raios médios de transporte foram significativamente superiores aos encontrados nos demais, notadamente quando comparados nos respectivos anos. Desse mesmo modelo, pode-se obter as quantidades excedentes de madeira de eucalipto, nos vários anos em estudo. Essa disponibilidade reduz-se em 1977 e volta a elevar-se no ano de 1979. Os custos e raios médios de transporte entre as fábricas consumidoras, apresentaram-se com grande variabilidade, nos modelos estudados, nos vários anos. De um modo geral e conforme ressaltado anteriormente, ficou caracterizado a elevação dos mesmos em 1977 para um declínio em 1979. Individualmente, encontrou-se empresas que não mostraram essa elevação dos custos, tendo sido observado inclusive, o declínio de valores e mesmo uma situação de estabilidade para algumas delas. A empresa situada no município de Itapetininga, foi a única que apresentou custos e raios médios de transporte constantes para todos os modelos e anos estudados. A nova possível unidade consumidora, a ser instalada no município de Itapeva, mostrou custos médios de transporte, superiores as demais no ano de 1977 para os modelos A e B. No ano de 1979, os custos e raios médios dessa mesma fábrica foram iguais nos modelos B e C, fato esse acompanhado pelas unidades produtoras de Botucatu, Limeira, Pindamonhangaba e Luiz Antonio, esta última, constituindo-se na segunda possível fábrica consumidora a ser implantada.
Resumo em inglês
The main objective of the present study was to determine the quantities of Eucalyptus to be transported from the producing areas to the consumption centers with a view to minimizing the individual and total costs of transportation. A second objective was to determine the costs and average transportation distances for each consumption center. The methodology utilized was the transportation model, which is a particular case of linnear programming. The necessary information was: a) The supply of Eucalyptus by each “Municipio” during the years 1975, 1977 and 1979; b) The projections of the demand for timber and for fiber boards by the cellulose-paper factories in the respective years; c) The unit cost of transportation from each producing unit to the consumption center. Three models were prepared and analyzed in the study. The objective of Model A was to minimize the individual cost of transportation involving the production from 391 “Municipios” and 12 consumption centers for the year 1975, 13 for 1977 and 14 for 1979. The target of Model B was to minimize the individual costs of transportation of each factory, however at a producing region level and not by “municípios”. Model C aimed to minimize the total cost of transportation considering 77 producing regions. For Models B and C, the consumption centers listed were identical to those employed in Model A. The results found indicate that both average distance of transportation and cost show an upward trend in 1977 and a downward trend in 1979. This situation held true for the 3 models studied. The aggregation of “municípios” into regions showed that there was an increase in costs and average transportation distances when compared to the results found for Models A and B. The values obtained for costs and average transportation distances in Model C were significantly higher than those found in the other Models. From this same model it was possible to determine the surplus amounts of EucaIyptus during the various years of the study.This availability decreases in 1977 and increases again in 1979. There was a great variability in costs and average transportation distances for the various consumar plants, in the three models, during the years studied. The plant located in the Municipio of Itapetininga was the only one that showed constant costs and average transportation distances for all models and years studied. The main conclusions drawn from the results were: a) The supply of Eucalyptus in the State of São Paulo shows a trend to increase between 1975 and 1977, and a great increase is expected in 1979; b) The demand for Eucalyptus in the State of São Paulo by the cellulose, paper and fiber board plants showed a growing trend along the years; e) There will be an increasing competition among the plants to meet their timber needs in 1977, which will reflect on the transportation costs and especially on the local where they will buy timber; d) Among the enterprises which are already established, the one located in Itapetininga showed the highest economic efficiency in terms of costs and average distances; e) For the plants located in Jundiai and Salto, average costs showed a trend to decrease along the time period considered (1975, 1977 and 1979) while for the plants located in Pindamonhangaba and Limeira they were constant in terms of individual minimum costs of transportation; f) Analysis of the minimization of total transportation cost demonstrated increases in 1977 and a decrease in 1979, with the exception of the plants established in Caieiras, Pindamonhangaba and Salto, which showed a trend to decrease along the time period studied. g) The regions not having timber surplus practically coincide with the Great Forestry Region of the State and they are characterized by an excellent potential for Eucalyptus forest implementation, since demand is assured by the existing plants.
 
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Data de Publicação
2024-03-14
 
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