• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1966.tde-20240301-151112
Documento
Autor
Nombre completo
Jorge Luiz Brauner
Instituto/Escuela/Facultad
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1966
Director
Título en portugués
Extração e determinação do alumínio “trocável” do solo; variação no seu teor influenciado pela aplicação de carbonato de cálcio
Palabras clave en portugués
ALUMÍNIO
CARBONATO DE CÁLCIO
SOLOS
Resumen en portugués
O presente trabalho relata: o estudo da determinação do alumínio “trocável” pelo método colorimétrico do “aluminon” (direto) e pelo método da acidez titulável (indireto); a extração do alumínio “trocável” do solo, com solução de KCl 1N, variando a proporção entre o pêso de solo e o volume de solução, e o tempo de contato do solo com a solução; a extração do alumínio do solo, com solução de acetato de cálcio 1N, ajustada a vários níveis de pH; a variação do alumínio “trocável”, da acidez titulável, do pH da suspensão aquosa e do pH do extrato de KCl 1N, em função de quantidades variáveis de carbonato de cálcio, aplicadas a onze amostras de solo. Os resultados obtidos permitem concluir que os dois métodos de determinação do alumínio “trocável” (direto e indireto) apresentam uma precisão razoável. Entretanto, a acidez titulável pode apresentar valor mais elevado do que o do alumínio “trocável”, particularmente quando o teor deste último é baixo nos solos. A variação da relação pêso de solo: volume de solução extratora de KCl 1N e a variação do tempo de contato do solo com a mesma solução extratora, afetam a quantidade de alumínio “trocável” extraído. Por outro lado, a solução de acetato de cálcio 1N, com pH 7,00, não extrai alumínio do solo. Porém, quando baixa o pH da mesma, quantidades crescentes de alumínio passam a ser extraídas. A adição de 100 mg e de 300 mg de carbonato de cálcio a 100 g das amostras dos onze solos estudados, seguida de um período de repouso de 10 a 60 dias, evidenciou que: a) ocorreu uma diminuição mais ou menos pronunciada no teor de alumínio “trocável” e no de acidez titulável, dependendo da dose aplicada de carbonato de cálcio e do solo; b) ocorreu uma elevação mais ou menos acentuada no pH da suspensão aquosa e no extrato de KCl 1N, dependendo também da quantidade aplicada de carbonato de cálcio e do solo; c) o alumínio “trocável” não constitui a única fonte de acidez do solo.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
725094.pdf (8.77 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.