• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1966.tde-20240301-151112
Document
Auteur
Nom complet
Jorge Luiz Brauner
Unité de l'USP
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1966
Directeur
Titre en portugais
Extração e determinação do alumínio “trocável” do solo; variação no seu teor influenciado pela aplicação de carbonato de cálcio
Mots-clés en portugais
ALUMÍNIO
CARBONATO DE CÁLCIO
SOLOS
Resumé en portugais
O presente trabalho relata: o estudo da determinação do alumínio “trocável” pelo método colorimétrico do “aluminon” (direto) e pelo método da acidez titulável (indireto); a extração do alumínio “trocável” do solo, com solução de KCl 1N, variando a proporção entre o pêso de solo e o volume de solução, e o tempo de contato do solo com a solução; a extração do alumínio do solo, com solução de acetato de cálcio 1N, ajustada a vários níveis de pH; a variação do alumínio “trocável”, da acidez titulável, do pH da suspensão aquosa e do pH do extrato de KCl 1N, em função de quantidades variáveis de carbonato de cálcio, aplicadas a onze amostras de solo. Os resultados obtidos permitem concluir que os dois métodos de determinação do alumínio “trocável” (direto e indireto) apresentam uma precisão razoável. Entretanto, a acidez titulável pode apresentar valor mais elevado do que o do alumínio “trocável”, particularmente quando o teor deste último é baixo nos solos. A variação da relação pêso de solo: volume de solução extratora de KCl 1N e a variação do tempo de contato do solo com a mesma solução extratora, afetam a quantidade de alumínio “trocável” extraído. Por outro lado, a solução de acetato de cálcio 1N, com pH 7,00, não extrai alumínio do solo. Porém, quando baixa o pH da mesma, quantidades crescentes de alumínio passam a ser extraídas. A adição de 100 mg e de 300 mg de carbonato de cálcio a 100 g das amostras dos onze solos estudados, seguida de um período de repouso de 10 a 60 dias, evidenciou que: a) ocorreu uma diminuição mais ou menos pronunciada no teor de alumínio “trocável” e no de acidez titulável, dependendo da dose aplicada de carbonato de cálcio e do solo; b) ocorreu uma elevação mais ou menos acentuada no pH da suspensão aquosa e no extrato de KCl 1N, dependendo também da quantidade aplicada de carbonato de cálcio e do solo; c) o alumínio “trocável” não constitui a única fonte de acidez do solo.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
725094.pdf (8.77 Mbytes)
Date de Publication
2024-03-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.