• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1966.tde-20240301-151112
Document
Author
Full name
Jorge Luiz Brauner
Institute/School/College
Date of Defense
Published
Piracicaba, 1966
Supervisor
Title in Portuguese
Extração e determinação do alumínio “trocável” do solo; variação no seu teor influenciado pela aplicação de carbonato de cálcio
Keywords in Portuguese
ALUMÍNIO
CARBONATO DE CÁLCIO
SOLOS
Abstract in Portuguese
O presente trabalho relata: o estudo da determinação do alumínio “trocável” pelo método colorimétrico do “aluminon” (direto) e pelo método da acidez titulável (indireto); a extração do alumínio “trocável” do solo, com solução de KCl 1N, variando a proporção entre o pêso de solo e o volume de solução, e o tempo de contato do solo com a solução; a extração do alumínio do solo, com solução de acetato de cálcio 1N, ajustada a vários níveis de pH; a variação do alumínio “trocável”, da acidez titulável, do pH da suspensão aquosa e do pH do extrato de KCl 1N, em função de quantidades variáveis de carbonato de cálcio, aplicadas a onze amostras de solo. Os resultados obtidos permitem concluir que os dois métodos de determinação do alumínio “trocável” (direto e indireto) apresentam uma precisão razoável. Entretanto, a acidez titulável pode apresentar valor mais elevado do que o do alumínio “trocável”, particularmente quando o teor deste último é baixo nos solos. A variação da relação pêso de solo: volume de solução extratora de KCl 1N e a variação do tempo de contato do solo com a mesma solução extratora, afetam a quantidade de alumínio “trocável” extraído. Por outro lado, a solução de acetato de cálcio 1N, com pH 7,00, não extrai alumínio do solo. Porém, quando baixa o pH da mesma, quantidades crescentes de alumínio passam a ser extraídas. A adição de 100 mg e de 300 mg de carbonato de cálcio a 100 g das amostras dos onze solos estudados, seguida de um período de repouso de 10 a 60 dias, evidenciou que: a) ocorreu uma diminuição mais ou menos pronunciada no teor de alumínio “trocável” e no de acidez titulável, dependendo da dose aplicada de carbonato de cálcio e do solo; b) ocorreu uma elevação mais ou menos acentuada no pH da suspensão aquosa e no extrato de KCl 1N, dependendo também da quantidade aplicada de carbonato de cálcio e do solo; c) o alumínio “trocável” não constitui a única fonte de acidez do solo.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
725094.pdf (8.77 Mbytes)
Publishing Date
2024-03-14
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2024. All rights reserved.