• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1967.tde-20240301-151334
Document
Auteur
Nom complet
Cyro Paulino da Costa
Unité de l'USP
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 1967
Directeur
Titre en portugais
Estudo da esterilidade masculina e identificação de linhas complementares (Nmsms) na variedade brasileira de cebola Baia Periforme Precoce Piracicaba (Allium cepa L.)
Mots-clés en portugais
CEBOLA BAIA PERIFORME
GENÉTICA VEGETAL
MACHO-ESTERILIDADE
VARIEDADES VEGETAIS
Resumé en portugais
O rendimento médio em kg/ha de bulbos de cebola no Estado de São Paulo é baixo. Isto é devido em parte a não adaptação das variedades de cebola utilizadas, nacionais e estrangeiras. No presente trabalho, o autor lança as bases para a produção de cebolas híbridas F1 no Brasil. Este trabalho relata os resultados obtidos no estudo de diversos aspectos da esterilidade masculina, assim como, a identificação de linhas complementares Nmsms, na variedade brasileira de cebola Baia Periforme Precoce Piracicaba. Os resultados obtidos podem ser resumidos nos seguintes tópicos: 1. A ocorrência de plantas macho-estéreis em cinco populações da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba foram 0,20, 0,75, 1,15, 2,18 e 0,74%, respectivamente. 2. As estimativas da frequência do alelo ms, em quatro populações da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba foram 15,84, 18,31, 23,81 e 16,79%, respectivamente. 3. As observações sôbre a meiose de plantas macho-estéreis, na variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba, levaram à conclusão de que a degeneração dos grãos de pólens destas, era semelhante à verificada por outros autores, em outras variedades. 4. Plantas macho-estéreis que produziram pólen aparentemente viável, não produziram sementes quando autopolinizadas com môscas. 5. Por meio de cruzamentos de plantas macho-estéreis com plantas férteis, da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba, foi possível identificar três grupos de genótipos. De um total de 296 plantas férteis, somente 11 eram de genótipo Nmsms. As progênies S1 das plantas Nmsms isoladas com os respectivos F1 macho-estéreis, permitiram a perpetuação, por sementes, das linhas A e B. 6. A herança da esterilidade masculina na variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba é do tipo genético-citoplasmática. 7. Os resultados obtidos, mostraram que a escôlha do processo utilizado por BANGA & PETIET (1958) de procurar plantas macho-estéreis nas próprias variedades locais, foi acertada. Em apenas cinco anos, foram obtidas as linhas A e B. Muito contribuiu para este sucesso, a adaptação, boa conservação dos bulbos, resistência às doenças, florescimento e produção de sementes abundante, da variedade local utilizada, a Baia Periforme Precoce Piracicaba.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
725162.pdf (16.53 Mbytes)
Date de Publication
2024-03-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.