• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1967.tde-20240301-151334
Documento
Autor
Nombre completo
Cyro Paulino da Costa
Instituto/Escuela/Facultad
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 1967
Director
Título en portugués
Estudo da esterilidade masculina e identificação de linhas complementares (Nmsms) na variedade brasileira de cebola Baia Periforme Precoce Piracicaba (Allium cepa L.)
Palabras clave en portugués
CEBOLA BAIA PERIFORME
GENÉTICA VEGETAL
MACHO-ESTERILIDADE
VARIEDADES VEGETAIS
Resumen en portugués
O rendimento médio em kg/ha de bulbos de cebola no Estado de São Paulo é baixo. Isto é devido em parte a não adaptação das variedades de cebola utilizadas, nacionais e estrangeiras. No presente trabalho, o autor lança as bases para a produção de cebolas híbridas F1 no Brasil. Este trabalho relata os resultados obtidos no estudo de diversos aspectos da esterilidade masculina, assim como, a identificação de linhas complementares Nmsms, na variedade brasileira de cebola Baia Periforme Precoce Piracicaba. Os resultados obtidos podem ser resumidos nos seguintes tópicos: 1. A ocorrência de plantas macho-estéreis em cinco populações da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba foram 0,20, 0,75, 1,15, 2,18 e 0,74%, respectivamente. 2. As estimativas da frequência do alelo ms, em quatro populações da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba foram 15,84, 18,31, 23,81 e 16,79%, respectivamente. 3. As observações sôbre a meiose de plantas macho-estéreis, na variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba, levaram à conclusão de que a degeneração dos grãos de pólens destas, era semelhante à verificada por outros autores, em outras variedades. 4. Plantas macho-estéreis que produziram pólen aparentemente viável, não produziram sementes quando autopolinizadas com môscas. 5. Por meio de cruzamentos de plantas macho-estéreis com plantas férteis, da variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba, foi possível identificar três grupos de genótipos. De um total de 296 plantas férteis, somente 11 eram de genótipo Nmsms. As progênies S1 das plantas Nmsms isoladas com os respectivos F1 macho-estéreis, permitiram a perpetuação, por sementes, das linhas A e B. 6. A herança da esterilidade masculina na variedade Baia Periforme Precoce Piracicaba é do tipo genético-citoplasmática. 7. Os resultados obtidos, mostraram que a escôlha do processo utilizado por BANGA & PETIET (1958) de procurar plantas macho-estéreis nas próprias variedades locais, foi acertada. Em apenas cinco anos, foram obtidas as linhas A e B. Muito contribuiu para este sucesso, a adaptação, boa conservação dos bulbos, resistência às doenças, florescimento e produção de sementes abundante, da variedade local utilizada, a Baia Periforme Precoce Piracicaba.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
725162.pdf (16.53 Mbytes)
Fecha de Publicación
2024-03-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.