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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1978.tde-20240301-151833
Documento
Autor
Nome completo
Célia Margutti do Amaral Gurgel
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1978
Orientador
Título em português
Determinantes do desempenho educacional em dois municípios do Rio Grande do Sul
Palavras-chave em português
DESEMPENHO EDUCACIONAL
RIO GRANDE DO SUL
Resumo em português
Este estudo focaliza um modelo sócio-psicológico sobre determinantes do desempenho educacional, considerados relevantes ao contexto brasileiro. A ênfase é sobre a relação entre duas variáveis de origem (status sócio-econômico e sexo) e o nível de desempenho educacional de estudantes de 8a. série do primeiro grau, operacionalizado pela habilidade mental (inteligência) e pelo desempenho acadêmico (ou escolar) dos alunos. O teste do modelo foi feito em dois municípios gaúchos, Caràzinho e Alegrete. A preocupação central da análise foi verificar em que medida os fatores de origem determinam tal desempenho, sem qualquer influência de outra variável. Na medida em que fossem observadas suas influências, indiretamente através da variável interveniente experiências lúdicas e culturais, passar-se-ia a admitir a hipótese de que, a manipulação dessa última variável alteraria sensivelmente as influências dos fatores de origem. A pesquisa originou-se de um trabalho elaborado por HANSEN (1976), no sul do Brasil, quando procurou, através de um teste trans-cultural do modelo de WISCONSIN (HALLER e PORTES, 1973), analisar aspectos relevantes do desempenho educacional naquela região. Embora a ausência de uma literatura especializada tenha sido a principal dificuldade encontrada no decorrer da pesquisa, as proposições teóricas se basearam em alguns estudos que constataram a importância dos fatores de adscrição e das experiências lúdicas e culturais no processo educacional dos indivíduos. Pode-se dizer que o estudo, particularmente, revela aspectos importantes do processo de estratificação e mobilidade social no Brasil e, principalmente, a relevância das experiências lúdicas e culturais na socialização da criança e também, ainda, como um fator interveniente entre a origem da pessoa e o seu desempenho educacional.
Resumo em inglês
In this study a social psychological model of the determinants of educational performance considered relevant for the Brazilian context is presented. Emphasis is given to the relationships between two origin variables (socio-economic origin and sex) and levels of educational performance of eighth grade students from Carazinho and Alegrete counties of Rio Grande do Sul state. Educational performance variables were mental ability (I.Q.) and classroom performance (G.P.A.). The central thesis was that effects of origin on performance are at least partially transmitted through early non-formal learning experiences; i. e, advantages at birth are translated into favorable early learning experiences that in turn determine higher levels of performance. If true, then manipulation of these experiences would alter the influence of origin factors on performance. Data are from a study carried out by Hansen (1976) in southern Brazil in which he analyzed relevant aspects of educational performance in that region through a cross-cultural test of the WISCONSIN model (Haller and Portes, 1973). Theoretical propositions represented by the model tested in this study are based on studies that verified the importance of ascriptive factors and of early non-formal learning experiences in individual educational careers. The principal conclusions of this study relate to stratification and social mobility processes. They are: (1) Early non-formal learning experiences are crucial to the socialization of children; and (2) these experiences intervene between individual origins and educational performance.
 
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724556.pdf (5.42 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-14
 
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