• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1974.tde-20240301-153312
Documento
Autor
Nome completo
Luciano Soares de Vasconcellos Sampaio
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1974
Orientador
Título em português
Biometria das sementes e sua influência na germinação e no vigor de plântulas de caju (Anacardium occidentale L.)
Palavras-chave em português
BIOMETRIA
CAJU
GERMINAÇÃO
PLÂNTULAS
VIGOR
Resumo em português
A presente investigação foi desenvolvida no Departamento de Agricultura e Horticultura da E.S.A. “Luiz de Queiroz”, Piracicaba (SP), e teve como objetivo estudar as características biométricas das sementes e a sua influência na germinação e no vigor de plântulas de caju (Anacardium occidentale L.). As sementes provieram de 4 plantas (P1, P8, P19 e P23), selecionadas em função da alta produtividade e do bom aspecto fitossanitário. Foram determinados o comprimento, largura, relevo C/L, espessura, pêso, volume e densidade das sementes. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com 4 tratamentos, 4 blocos e 2 repetições por bloco. Cada tratamento foi formado por 400 sementes oriundos de uma mesma planta e distribuídas em 8 parcelas. A percentagem de germinação, altura e pêso sêco das plântulas foram registrados, calculando-se também a velocidade de germinação. As médias dos tratamentos para cada atributo foram comparadas pelo teste de Tukey. Em cada tratamento, os atributos foram correlacionados entre si, determinando-se o coeficiente linear de correlação e a equação linear de regressão. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: Os dados biométricos provenientes de mensurações lineares (comprimento, largura e espessura), ponderais e volumétricas da semente, quando correlacionados entre si, apresentaram coeficientes positivos e maiores do que 0,7. Apenas para os tratamentos P1 e P23, os coeficientes da correlação entre o comprimento e a espessura da semente, foram inferiores a 0,7. Todos os coeficientes foram significativos a 0,1%. A correlação entre o volume e a densidade da semente foi negativa, sendo significativa a 0,1% em três dos quatro tratamentos estudados. O menor coeficiente foi 0,213*** e o maior 0,494***. Para a correlação entre o pêso e a densidade da semente, os coeficientes foram positivos e significativos a 0,1%, com exceção do tratamento P8, no qual não houve significância. Os coeficientes variaram de 0,293*** a 0,537***. Os coeficientes resultantes das correlações do comprimento, largura e espessura com a densidade da semente e a altura e o pêso sêco da plântula foram inferiores a 0,5, não havendo para muitos deles, significância ao nível de 0,1 e 1%. O pêso da semente, quando correlacionando com a altura e o pêso da plântula, apresentou coeficientes positivos e significativos a 0,1%. Os coeficientes variaram de 0,291*** a 0,510***. Os coeficientes resultantes da correlação entre a densidade da semente e a altura e o pêso sêco da plântula foram positivos e significativos a 0,1%. O menor coeficiente foi 0,277*** e o maior 0,659***. As sementes mais densas apresentaram maior percentagem de germinação. Nas classes de densidade superiores à unidade, a percentagem de germinação foi sempre igual ou maior do que 95%, enquanto que, em muitas classes de densidade menor do que a unidade, as sementes não germinaram. Quanto à velocidade de germinação, observou-se uma tendência para o aumento em função da densidade.
Resumo em inglês
Seed of cashew (Anacardium occidentale L.) were studied for biometric characteristics and influence on seedling vigour at the E.S.A. “Luiz de Queiroz”, Piracicaba. Seed of 4 plants (P1, P8, P19 and P23), were arranged in a randomized block design, with 4 blocks and 2 replications per block, each treatment with 400 seed. Tukey’s test was used to determine differences among treatment means. Also, the linear correlation coefficient and the linear regression equation were determined for each treatment. Mensuration’s of length, width, thickness, weight and volume of seed showed positive larger than 0.7 coefficient, but length and thickness for the P1 and P23 treatments gave a less than 0.7 coefficient. Seed volume and density were negatively correlated, while seed weight and density showed a positive correlation. Correlation coefficient for length, width and thickness to seed density as well as seedling height and dry weight were less than 0.5, with no statistical significance for some of them. Seed weight and density were positively correlated to seedling height and dry weight. Seed density superior to the unity gave germination equal to or above 95%. On the other hand, many seed classes with density inferior to the unity did not germinate at all. The rate of germination was observed to increase as a function of the density.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
725476.pdf (9.80 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.