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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1973.tde-20240301-153723
Documento
Autor
Nome completo
Antônio de Pádua Sousa
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1972
Orientador
Título em português
Efeito da velocidade de operação do arado de discos, de arrasto, na componente longitudinal do esforço tratório
Palavras-chave em português
ARADOS
VELOCIDADE
Resumo em português
O presente trabalho foi realizado com o propósito de estudar o efeito do aumento de velocidade sobre os valores da componente longitudinal do esforço tratório. Foi usado um arado de discos, de arrasto. Para a medição da componente longitudinal do esforço tratório foi utilizado um dispositivo de acoplamento na barra do trator, onde foi inserido um dinamômetro eletromecânico PIAB. Os ensaios foram realizados, em condições de campo, em dois solos de diferentes classes texturais: argila e areia. O delineamento estatístico foi o de blocos ao acaso com 6 repetições. As velocidades de deslocamento foram em número de 4: 2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h e 6,64 km/h. Nas condições em que foram realizados os ensaios, determinaram-se duas equações: K = 3,16v + 71,11, para o solo de classe textural argila, e K = 2,64v + 62,88, para o solo de classe textural areia, sendo K = força específica média e v = velocidade de deslocamento. Os ensaios realizados, após análise e interpretação estatística, permitiram chegar-se às seguintes conclusões: a - O aumento da velocidade de deslocamento do arado provoca um conseqüente acréscimo na exigência da força média específica. b - Para as velocidades ensaiadas, nos dois solos, a força específica média exigida foi sempre maior no solo de classe textural argila. c - Para os mesmos aumentos de velocidade, os acréscimos de forças médias específicas foram 20% maiores para o solo de classe textural argila.
Resumo em inglês
The present work was made with the purpose of studying the effect of speed increase on the values of draft. It was used a trailed disk plow. For the draft measurements it was used a coupling device in the drawbar, where it was inserted an electromechanical dynamometer PIAB. The tests were carried on field conditions, in two soils of different textural classes: clay and sand. The statistical design was a random block with six replications. Four speeds were used: 2,86 km/h, 3,61 km/h, 4,74 km/h and 6,64 km/h. Under test conditions, two equations were determined: K = 3,16v + 71,11 for the clay textural class soil and K = 2,64v + 62,88 for the sand textural class soil, Where K = mean specific force and v = speed. After statistical analysis and interpretation of the data the following conclusions were achieved: a - An increase in the speed of the plow causes a consequent increase in the required mean specific force. b - For speeds tested, in both soils, the required mean specific force was always greater in the clay textural class soil. c - For the same speed increase, the mean specific force increase were 20% greater for the clay textural class soil.
 
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724755.pdf (4.00 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-14
 
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