• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.11.1969.tde-20240301-154347
Documento
Autor
Nome completo
Izairton Martins do Carmo
Unidade da USP
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 1969
Orientador
Título em português
Análise da comercialização da carne bovina no Estado de São Paulo
Palavras-chave em português
CARNE BOVINA
COMERCIALIZAÇÃO
SÃO PAULO
Resumo em português
Neste estudo analisa-se o suprimento de carne bovina para a Cidade de São Paulo, descreve-se seu atual sistema de distribuição de carne, determinam-se as margens de comercialização e a política de margem adotada pelos comerciantes varejistas e atacadistas, procurando-se ainda, identificar os principais problemas relacionados com a comercialização. Foram utilizados dados básicos secundários, colhidos junto ao Instituto de Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e da Fundação IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram entrevistados e preenchidos questionários com gerentes de frigoríficos e de emprêsas transportadoras de animais vivos e carnes resfriadas. Com o objetivo de verificar se os “markups” no varejo e no atacado são percentuais ou não, utiliza-se um modêlo de regressão linear simples, sendo o ajustamento feito pelo método dos quadrados mínimos. Além disso, discutem-se os processos e sistemas de compra, transporte, processamento e distribuição de carne bovina na Cidade de São Paulo. Dá-se ênfase à análise dos canais de comercialização atualmente usados.
Resumo em inglês
This study focuses on certain problems related to the supplying of beef to the city of São Paulo. An attempt is made to describe the present system of distribution of beef, determine profit margins in operation and the policies of both wholesale and retail suppliers, in this way identifying the principal problems related to beef marketing. Basic, secondary data were used gathered from the Institute or Agricultural Economics or the Secretary of Agriculture of the State of São Paulo and the Brazilian Institute of Geography and Statistics. Managers of cold storage plants and of transportation companies were interviewed and asked, to fill on schedules. This was done both for distributors of frozen meats and for live animals. In order to determine if “mark-ups” were flexible or not a simple linear regression model of analysis was used adjusted through the use of the method of least squares.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
725117.pdf (18.33 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.